Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2011 - 12h50

UE decide congelar ativos do fundo soberano líbio

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os países da União Europeia decidiram nesta terça-feira ampliar suas sanções econômicas contra o regime de Muammar Gaddafi e congelar os ativos do fundo soberano da Líbia e de outras instituições do país, informaram fontes diplomáticas.

As novas medidas ainda devem ser aprovadas formalmente, algo que os 27 países-membros da UE esperam fazer antes de sexta-feira, quando se reúnem em Bruxelas os chefes de Estado e de Governo do bloco para tratar da questão líbia.

Entre as entidades sancionadas estará a Autoridade de Investimento Líbia (Libyan Investment Authority - LIA, na sigla em inglês), um fundo soberano com participações em grandes empresas internacionais.

A delegação de Malta, apoiada por outras delegações, expressou reservas a respeito das novas medidas por temer que afetem indiretamente as atividades de empresas europeias nas quais a LIA possui parte do capital.

A estatal LIA, criada em 2006 para diversificar os negócios do governo líbio, tem participações significativas no banco italiano Unicredit, no grupo aeronáutico e de defesa italiano Finmeccanica, no clube de futebol Juventus e na editora britânica Pearson.

Segundo uma fonte diplomática, a lista de instituições inclui ainda o Banco Central líbio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página