Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2011 - 14h15

Três soldados holandeses capturados na Líbia são libertados, diz TV

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os três soldados holandeses capturados na Líbia no fim de fevereiro em uma operação fracassada para retirar civis foram libertados, informou nesta quinta-feira a televisão estatal líbia.

O canal Allibya disse que os militares entraram ilegalmente no país e foram entregues a uma delegação da Grécia e de Malta, sem dar mais detalhes.

Os dois pilotos e um carregador foram detidos no último dia 27 por foças leais ao ditador Muammar Gaddafi, quando pousaram de helicóptero perto da cidade costeira de Sirte, no norte da Líbia.

Eles tentavam resgatar dois civis -- um holandês e outro cuja nacionalidade não foi revelada-- presos em meio aos confrontos. Os civis também foram capturados, mas foram entregues, sem ferimentos, à embaixada holandesa em Trípoli na semana passada e já deixaram o país.

Nesta terça-feira (8), o ministro da Defesa da Holanda, Hans Hillen, disse ao Parlamento que um enviado havia visitado os soldados e que estavam sendo bem tratados. "Eles estão bem, têm o suficiente para comer e beber", indicou o ministro.

Na semana passada, Gaddafi alertou os EUA e outras potências ocidentais para que não interfiram no caos registrado em seu país. Ele prometeu tornar a Líbia em "outro Vietnã", e disse que qualquer tropa estrangeira que for ao país "entrará no inferno e irá se afogar em sangue".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página