Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2011 - 22h42

Chávez apoia ditador da Síria, e diz que Assad é um "humanista"

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu seu apoio neste sábado ao ditador sírio, Bashar al Assad, que enfrenta violentos protestos em todo país, e o classificou como um "líder socialista" que é alvo de "um novo formato do império" para derrubá-lo.

"Já começou o ataque contra a Síria, já começaram os movimentos de supostos protestos pacíficos e já estão acusando o presidente de estar matando seu povo", afirmou Chávez durante uma manifestação que comemorava sua saída da prisão há 17 anos.

"E depois chegarão os ianques que querem bombardear esse povo para salvá-lo! Que cinismo do império!", acrescentou o presidente, que conversou por telefone com Assad, a quem classificou de "líder árabe socialista, humanista, irmão, com uma grande sensibilidade humana".

Chávez comparou a situação na Síria com o que acontece na Líbia, onde uma aliança internacional, autorizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), iniciou há uma semana uma intervenção militar contra as forças de Muammar Gaddafi, outro aliado do presidente venezuelano.

"É o mesmo formato. Gerar conflitos violentos, sangue, em um país para depois intervir nele, apropriar-se de seus recursos naturais e convertê-lo em sua colônia", afirmou ainda. "É um novo formato que eles inventaram", concluiu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página