Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2011 - 16h39

Espanha vende títulos com juros mais baixos

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Tesouro da Espanha vendeu 4,129 bilhões de euros em títulos da dívida pública com taxas de juros em queda nesta quinta-feira. O sucesso do leilão representou um sinal positivo para os mercados no dia seguinte de Portugal pedir socorro financeiro externo.

O leilão era esperado com interesse pelos investidores, apreensivos com o contexto da crise portuguesa.

Nesta quinta-feira, a Espanha voltou a excluir qualquer possibilidade de contágio da crise de seu vizinho ibérico, destacando as "diferenças" entre as duas economias.

A taxa de juros média paga pela Espanha no leilão de títulos desta quinta-feira foi de 3,57%, ligeiramente mais baixa que os 3,59% do último leilão em 3 de março.

O leilão foi um teste que mostrou que a Espanha não foi arrastada para crise da dívida que se agravou em Portugal.

Após meses de resistência, o primeiro-ministro demissionário José Sócrates anunciou na quarta-feira um pedido de socorro financeiro à União Europeia. Horas depois, a medida foi apoiada pelo líder da oposição e o FMI (Fundo Monetário Internacional) também mostrou-se "pronto" a ajudar o país.

O pedido chega após protestos em diversas cidades do país pedindo por novas políticas econômicas e depois de o próprio premiê renunciar ao cargo, no dia 23 de março, acuado pela crise da dívida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página