Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2011 - 19h20

ONU adverte sobre crescente uso da internet para pedofilia

Publicidade

DA EFE, EM VIENA

O crescente uso da internet para entrar em contato com menores e depois abusar sexualmente deles é um dos assuntos principais em debate nesta semana em Viena pela Comissão da Organização das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e de Justiça Penal.

"A internet abriu uma porta para milhões de lares e as crianças podem estar deixando entrar criminosos, frequentemente diante dos narizes dos pais", advertiu nesta segunda-feira Yuri Fedotov, diretor do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Delito (UNODC), na primeira jornada desta comissão.

O diplomata russo indicou que o crime eletrônico será um dos temas mais importantes a serem tratados pela comissão, em particular seu impacto nas crianças.

"Os criminosos usam chats online e páginas de jogos para atrair crianças para a exploração sexual" alertou o responsável da UNODC.

VULNERABILIDADE

Em comunicado, a organização destacou que "as crianças são particularmente vulneráveis em um ambiente online e o contato com os criminosos pode ter objetivo no abuso sexual".

Embora reconhecesse que não se dispõem de dados estatísticos sobre este delito, Fedotov assinalou que é "um negócio gigante, que envolve mais e mais crianças".

Fedotov se referiu aos problemas das autoridades para enfrentar as atividades destes delinquentes, devido a que é um fenômeno global e tem lugar no ciberespaço, o que dificulta a recopilação de provas.

Além disso, afirmou que em muitos casos as próprias famílias são reticentes a denunciar às autoridades que seus filhos estiveram em contato com este tipo de delinquentes.

NOVAS LEGISLAÇÕES

"Estamos jogando gato e rato no ciberespaço. Os empresários do crime são ágeis, oportunistas e com interesses econômicos", ressaltou.

Por isso, Fedotov pediu aos países que avaliem e reformem suas legislações para "adaptá-las às novas tecnologias e à era das comunicações".

"É uma necessidade real. Trabalhar em leis que salvem as crianças de hoje da influência dos criminosos", argumentou em entrevista coletiva.

Fedotov mostrou sua esperança que a comissão, que encerra o evento no dia 15, seja capaz de tomar decisões que "ajudem a comunidade internacional a atender e solucionar este tema", incluindo ações da indústria das comunicações, a sociedade civil, as instituições educativas e os meios de comunicação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página