Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2011 - 14h26

Documentos revelam crimes de guerra de Gaddafi em Misrata

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Investigadores internacionais obtiveram milhares de documentos que revelam em detalhes os crimes de guerra cometidos pelas forças do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, na repressão ao movimento oposicionista na cidade de Misrata.

Misrata é a terceira maior cidade líbia e está há mais de dois meses sob intensa disputa entre os rebeldes e as forças leais a Gaddafi.

Os documentos, segundo reportagem do jornal britânico "The Guardian", estão sendo mantidos em um local secreto no porto líbio, atualmente sob controle dos rebeldes.

Os papéis serão enviados ao Tribunal Penal Internacional, onde Gaddafi está sendo investigado por crimes de guerra. Os promotores do tribunal devem viajar até a cidade para ver os documentos quando os bombardeios acabarem.

Um dos documentos, afirma o jornal, mostra instruções do general comandante para que suas forças impeçam a entrada de alimentos em Misrata e deixem a população morrer de fome. Outro instrui as unidades a caçar rebeldes feridos, violando as Convenções de Genebra.

Os papéis trariam ainda uma mensagem do próprio Gaddafi para que as tropas destruam Misrata "e o mar azul fique vermelho" com o sangue de seus moradores.

Os documentos representam um marco na justiça internacional, que não viu em sua história recente nenhum caso em que havia documentos diretamente implicando os suspeitos de crimes de guerra.

"Pelo que vimos aqui, o caso está provado", disse Khalid Alwab, investigador de crimes de guerra de Misrata. "Toda a evidência está aqui. Assinada e carimbada".

Os documentos foram "salvos" por advogados oposicionistas que pediram aos manifestantes que invadiram as bases do Exército e delegacias de polícia que protegessem os locais contra incêndio. Em outras cidades, este prédios foram queimados, juntamente com seu conteúdo.

"Nós estamos prontos para mostrá-los ao TPI", disse Alwab ao jornal. "Eles estão livres para nos contatar."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página