Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2011 - 10h27

Presidenciável atrai 30 mil a culto evangélico no Texas

Publicidade

DE SÃO PAULO

Cerca de 30 mil americanos compareceram anteontem a uma maratona de sete horas que misturou orações, jejum e campanha eleitoral em Houston, no Estado do Texas, segundo reportagem publicada pelo "Guardian".

Brandon Thibodeaux/Getty Images/France Presse
Homem ora no meio da multidão no evento do republicano presidenciável,Rick Perry, chamado "A Resposta"
Homem ora no meio da multidão no evento do republicano presidenciável,Rick Perry, chamado "A Resposta"

O culto foi promovido pelo governador do Texas, Rick Perry, 61, apontado como um dos nomes do Partido Republicano para concorrer à eleição presidencial em 2012.

"Orem por nossa economia!" diz Doug Stringer do ministério Turning Point (momento de mudança, em tradução livre). "Orem por nossa economia, nossos negócios, nossos empregos!"

O sermão ecoava no estádio Reliant, onde as 30 mil pessoas escutavam as preces e oravam. O repórter da "Slate" -- uma revista americana on-line -- diz ter escutado nas preces as palavras investimentos, 9,2% de desemprego e rebaixamento.

A reunião marcou mais um passo para o início da campanha presidencial de Perry, dando ao governador plataforma nacional pela primeira vez, com 250 repórteres e câmeras de TV sobre ele.

Em seu terceiro mandato, Perry ainda não anunciou oficialmente a pré-candidatura. O governador tem apoio da bancada evangélica, com a ajuda de voluntários e financiadores, e fez alianças visando as prévias republicanas.
"Como nação, nos esquecemos de quem nos fez, de quem nos protege, de quem nos abençoa", pregou o governador, com seu característico estilo retórico. A multidão, entusiasmada, respondia com "améns".

Segundo o "Guardian", havia 150 manifestantes do lado de fora que protestavam contra o ato. Entre eles estava a pastora Katherine Godby, que carregava uma placa com os dizeres: "O ódio não é um valor evangélico", ela estava triste porque Perry se alinhou com a American Family Association (Associação da Família Americana) -- rotulada pelo Southern Poverty Law Centre como "grupo de ódio" por sua postura perante os gays --, que doou US$ 1 milhão (R$ 1,6 milhões) para o evento.

Jennifer Stephenson, que carregava uma placa com os dizeres: "Cristãos contra Perry", estava preocupada com a decepção entre os eleitores de esquerda com Obama, o que pode abrir caminho para Perry na Presidência. "Infelizmente, acho que Perry tem boas chances. Ele é bonito, trouxe muitos empregos para esse Estado e tem muitos cristãos que o apoiam."

Antigos esforços de Perry sugerem que há limites para o poder da oração. Em abril, ele declarou uma vigília por chuva no Texas. No entanto, o Estado ainda sofre com sua pior seca desde 1895.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página