Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2011 - 08h47

Japão rebaixa previsão de crescimento em 2011 para 0,5%

Publicidade

DA EFE, EM TÓQUIO

O governo japonês rebaixou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano fiscal de 2011 de 1,5% a 0,5%, devido aos efeitos devastadores do terremoto e tsunami de 11 de março.

O governo espera que o consumo privado, responsável por 60% do PIB, sofra contração de 0,2% no ano fiscal que se encerra em março de 2012, enquanto a previsão anterior projetava um crescimento de 0,6% no índice, informou a agência local Kyodo.

O terremoto e o posterior tsunami de 11 de março repercutiram negativamente na cadeia de provisões e na produção industrial de setores exportadores importantes, mas espera-se que o próximo ano promova a demanda interna devido às necessidades de reconstrução.

O relatório apresentado pelo governo nesta sexta-feira indica que as empresas conseguiram fazer frente aos problemas derivados do tsunami, como os relacionados ao racionamento de eletricidade, ao tempo que a confiança dos consumidores melhorou.

Estes sinais positivos fizeram com que a previsão de crescimento, apesar de agora ser mais baixo, não tenha caído em dados negativos em termos reais, ajustados à evolução dos preços.

No entanto, em termos nominais espera-se que o PIB se contraia 0,4% no atual ano fiscal, frente à expansão de 1% que era estimada antes.

O relatório prevê também que o PIB crescerá em termos reais entre 2,5% e 2,7% no ano fiscal de 2012, devido aos planos orçamentários para a reconstrução.

No entanto, o governo lembrou que existem riscos para o crescimento, como a valorização do iene frente ao dólar, o que pode acelerar os planos das empresas japonesas para transferir sua produção a outros países.

O relatório indicou ainda que espera que o desemprego no Japão se mantenha em 4,7% e que no próximo no ano fiscal caia a 4,5%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página