Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2011 - 13h36

Sobe para ao menos 163 número de mortos em naufrágio na Tanzânia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As autoridades da Tanzânia divulgaram um novo balanço que eleva para ao menos 163 o número de mortes confirmadas no naufrágio de uma ferry superlotada nos mares da Tanzânia.

O ministro de Situações de Emergência do país, Mohammed Aboud, afirmou que 325 sobreviventes foram resgatados e que há ainda outros cem desaparecidos. Entre os sobreviventes, 40 estão gravemente feridos, informou.

O número exato de pessoas a bordo neste tipo de embarcação é, às vezes, difícil de ser estabelecido porque não há um sistema confiável de registro de passageiros. A embarcação transportava, também, uma carga de arroz e outras mercadorias.

Marton Dunai/Reuters
Navio pesqueiro leva sobreviventes de naufrágio de volta à costa; 260 de mais de 500 foram resgatados
Navio pesqueiro leva sobreviventes de naufrágio de volta à costa; 260 de mais de 500 foram resgatados

As agências de notícias citam de 600 a 800 passageiros.

Um sobrevivente da tragédia, Abdullah Saied, disse que a ferry M.V. Spice Islanders estava superlotada e que alguns passageiros se recusaram a embarcar. Ele disse que a ferry iria até Dar es Salaam e naufragou em uma área com fortes correntes entre Tanzânia e a ilha de Pemba.

Milhares de moradores se acumulam nas praias e docas da Stone Town, capital e principal porto do arquipélago, a espera de notícias sobre familiares desaparecidos. Um centro de urgência foi instalado no lugar.

Muitos expressam raiva pelo fato da embarcação ter podido deixar a doca tão superlotada.

O ferry é utilizado basicamente por moradores de Zanzibar, república semiautônoma da Tanzânia e arquipélago turístico do oceano Índico.

O ferry estava ocupado, em maioria, por moradores do arquipélago de Zanzibar, entre eles, muitos da ilha de Pemba que retornavam de férias e do final do mês de Ramadã.

"Equipes de salvamento da marinha e da polícia já estão no local", afirmou o secretário de Estado adjunto para a Infraestrutura e a Comunicação, Issa Gavu.

O ferry MV Spicy Islander havia deixado às 21h (15h de sexta-feira em Brasília) a ilha de Unguja, e naufragou quatro horas mais tarde, quando se dirigia a Pemba, a 80 quilômetros a nordeste.

O naufrágio do MV Spicy Islander aumenta a lista negra dos incidentes nos quais estão envolvidos barcos de transporte de passageiros e mercadorias do arquipélago tanzaniano. Em maio de 2009, um ferry virou causando seis mortos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página