Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2011 - 06h42

Tepco pedirá US$ 9,1 bi ao governo para indenizações por crise nuclear

Publicidade

DA EFE

A Tokyo Eletric Power Company (Tepco), operadora da central de Fukushima Daiichi, pedirá uma primeira parcela de ajuda pública no valor de 700 bilhões de ienes (US$ 9,1 bilhões) para financiar parte da indenização às vítimas da crise nuclear desatada na central após o terremoto seguido de tsunami do último dia 11 de março, informa a imprensa japonesa.

Pelas estimativas, a Tepco deverá ter de pagar o montante de 4,54 trilhões de ienes até março de 2013 como forma de indenizar as vítimas do acidente nuclear.

A companhia elétrica acredita que o respaldo do Estado será o pilar fundamental do plano operacional que apresentará no princípio de novembro, que poderá incluir também a venda de ativos da empresa, medidas de reestruturação e cortes de despesas para enfrentar a crise nuclear.

No início de agosto, a maior elétrica do país anunciou que entre abril e junho teve uma perda líquida de 571,7 bilhões de ienes por causa do acidente nuclear, o pior nos últimos 25 anos.

Além disso, a Tepco anunciou custos extraordinários no valor de 105,5 bilhões de ienes para restaurar as instalações afetadas pelo devastador terremoto de magnitude 9 e o tsunami posterior.

A ajuda que será solicitada ao governo seria utilizada para compensar os residentes locais por danos psicológicos como consequência das evacuações e das perdas sofridas pelas empresas da região.

Nesta segunda-feira, a Tepco antecipou sua previsão para encerrar a crise nuclear e anunciou que espera levar os reatores da maltratada usina de Fukushima a uma parada fria ainda neste ano, em vez da data inicial de janeiro de 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página