Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

25/12/2012 - 06h30

Leitor critica mensagem de Dilma no Natal

Vou fazer aqui o que a presidente Dilma Rousseff não fez em sua mensagem de Natal [aos brasileiros]: pedir desculpas a todas as famílias que foram vítimas da violência durante o ano de 2012.

Ao que parece, a presidente não leva em conta a dor dos familiares. Foram milhares de assassinatos durante o ano, somando-se todos os homicídios. Uma violência tão grande, um "PIBinho" tão pequeno. O Brasil vai bem, obrigado. Feliz Natal a todos.

JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

*

Fez muito bem Carlos Orsi ao resgatar as "origens" desta festa de fim de ano, coincidente, na verdade, com o solstício de verão ("Discurso de Natal", Tendências/Debates). Da mesma forma como a Páscoa, a ser comemorada daqui a mais ou menos três meses, é a marca do equinócio de outono (de primavera no hemisfério Norte), as festas juninas coincidem com o outro solstício, e por aí vai.

O entendimento astronômico da passagem das estações e sua interpretação mítica acompanham a humanidade desde as suas origens. Ou seja, o Natal é uma festa pagã que bem serve a interesses econômicos e religiosos.

ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Lorena, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página