Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

08/03/2013 - 09h26

Leitor critica república bolivariana de Hugo Chávez

LEITOR JOSÉ EDUARDO VICTOR
DE JAÚ (SP)

Mesmo em países subdesenvolvidos, a pretensa perpetuação no poder por governos populistas não é bem vista pela população.

Siga o Painel do Leitor no Twitter
Hugo Chávez honrou os anseios de seu povo, declara leitor
Nem pseudodivindade foi suficiente para superar doença, diz leitor

A derrota de Hugo Chávez em 2007, quando o povo rejeitou o seu projeto de se reeleger indefinidamente --foi derrotado nas urnas por referendo--, demonstrou claramente isso. Ele aceitou a derrota acatando a decisão popular em rede nacional. Mas mudou de ideia quando viu a oposição ganhar governos e prefeituras nas eleições regionais no ano seguinte e autorizou o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) a fazer propostas de emendas à Constituição para permitir a sua reeleição, afirmando estar pronto para governar até 2021 para consolidar o seu projeto da república socialista bolivariana, "se Deus quiser e me dar saúde".

Não deu. Com apenas 58 anos, o câncer acabou derrotando o seu projeto de poder e a sua vida, assim como o "seu" socialismo de uma república bolivariana, que é, na realidade, uma forma dissimulada (e populista) de um eterno plano de acabar com a fome e a miséria distribuindo dinheiro público para angariar (comprar) votos eternos dos menos favorecidos, que são a grande maioria desses países, inclusive o nosso, para nunca mais sair do poder.

Esquecem esses déspotas irresponsáveis que o povo precisa de governos que tracem metas buscando a riqueza no desenvolvimento dos países, para gerar emprego e renda aos trabalhadores, e não de esmolas para sempre estarem embutidos numa sobrevivência atroz, na esteira da ignorância e no atraso latente. Foi-se! Não fará falta.

Ricardo Mazalan - 6.mar.2013/AP
Caixão com o corpo do presidente venezuelano, Hugo CHávez, que morreu na terça-feira (5) em Caracas
Caixão com o corpo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, que morreu na terça-feira (5) em Caracas

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página