Movimentos se aproveitam de estudantes, diz leitor
Respeito a opinião de Neca Setubal a respeito da participação dos jovens na luta pelo que acreditam ser o melhor para a educação pública. No entanto, discordo quanto à motivação. A base democrática pela qual se sustentam é frágil, formada por anos de um currículo atrasado e retrógrado nas salas de aula e uma incógnita quanto aos seus direitos e deveres na sociedade. É exatamente essa brecha que os grupos organizados e movimentos que lhes prestam apoio precisam para o confronto político que não são capazes de travar sozinhos.
MARCO ANTONIO FELIX (São Paulo, SP)
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Está equivocada a nota publicada no Painel que afirma que o professor Herman Voorwald deveria fazer uma experiência em uma única escola antes de propor a reorganização. A rede estadual já possui 1.500 escolas de ciclo único, a principal mudança proposta. Pesquisas indicam que alunos destas escolas têm desempenho 28,5% superior às unidades com mais ciclos. Também é preciso esclarecer que, mesmo com problemas de saúde, Voorwald conduziu a proposta de reorganização e seu trabalho na Secretaria de Educação.
VINÍCIUS TRALDI, assessor de imprensa do Governo do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
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