Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

17/03/2011 - 02h30

Blog da Bethânia, Japão, Obama no Brasil e Comissão da Verdade

DE SÃO PAULO

Blog da Bethânia

A coluna "Mônica Bergamo" (Ilustrada, 16/3) informa que a cantora Maria Bethânia "conseguiu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,3 milhão e criar um blog". É de espantar. Um absurdo!
Nada contra a bela carreira da artista. Orgulho-me, aliás, de tê-la visto pela primeira vez a cantar como revolucionária no belíssimo trabalho do "Opinião", na década de 1960.
Creio que agora se excedeu. Que decepção. É muito desperdício de dinheiro para um país que luta para ter melhor saúde e educação. Pega, mata e come!

JOÃO BATISTA NETO CHAMADOIRA (Bauru, SP)

-

Japão

Discordo do leitor Marcelo Melgaço ("Painel do Leitor", 16/3) quando afirma, peremptoriamente, que não há qualquer possibilidade das ações do homem sobre a Terra terem influenciado o deslocamento das placas tectônicas que causaram o terremoto no Japão.
Por mais remota que seja essa possibilidade, ela não pode ser tratada como superstição, a menos que alguém seja capaz de refutá-la, mediante o emprego de algum procedimento científico consistente. No entanto, concordo com ele quando diz que é preciso combater os abusos da humanidade que agridem esse maravilhoso planeta Terra.

JOSÉ MARIA ALVES DA SILVA (Viçosa, MG)

-

Ruy Castro lembra, em sua coluna, o filme "A Síndrome da China" (Opinião, 16/3) e faz uma indagação coerente: por que as usinas nucleares são construídas justamente em lugares sujeitos a calamidades, como terremotos e tsunamis, e à inconsequência humana?
Qual a alternativa energética japonesa para sustentar o seu parque industrial deveria ser a outra pergunta, que faltou à sua coluna.

JAIRO VEIGA (Cajati, SP)

-

Obama no Brasil

Discordo da leitora Maria Cristina Rocha Azevedo ("Painel do Leitor", 16/3), que diz não ser histórica a visita de Obama ao Brasil. É histórica sim, por ser a primeira vez que um presidente de uma potência em decadência vem visitar um Brasil, mesmo cheio de problemas, em plena ascensão e a cada dia com mais orgulho e satisfação.

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

Comissão da Verdade

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, distorce a manifestação dos militares em relação à Comissão da Verdade e desafia a se pronunciar quem é contra a comissão (Poder, 16/3). Ora, os militares, indubitavelmente, querem a verdade, mas apenas alegaram que é improvável chegar à verdade dos fatos com a tal comissão. Além disso, o ministro Cardozo esquece que o Ministério da Defesa solicitou a opinião dos comandos militares.

PAULO MARCOS GOMES LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Sindicatos

Li o artigo "Porta de fábrica" (Opinião, 14/3). Se o propósito era o de um panfleto ideólogico, o texto cumpriu seu objetivo.
O reducionismo em afirmações do tipo "nem piscou ao mandar achatar o salário mínimo" empobrece o debate sobre Orçamento público. Do mesmo modo, parece descabida a afirmação de que "em palavras e gestos, ela [Dilma Rousseff] faz charme para as elites".
Afinal, quem são as elites às quais o articulista Melchiades Filho se refere? Com quais categorias históricas e sociológicas seu texto opera ao falar em "agenda de esquerda"?

JOÃO ROBERTO COSTA DE SOUZA (Jacareí, SP)

-

CDs

Lendo as opiniões de Juvenal Setolin ("Painel do Leitor", 15/3) e Ricardo Vitale ("Painel do Leitor", 16/3), pode-se dizer que nenhum dos dois está totalmente certo ou errado. O ideal no caso dos CDs, como em outros setores (automobilístico, pedágios), seria encontrarmos um justo meio-termo.
Por que nossos carros são tão inferiores aos vendidos em outros países, mas tão mais caros? Por que nossas estradas, para serem de qualidade, precisam ter tarifas de pedágio abusivas? É evidente que os encargos trabalhistas, tributários etc., além da margem de lucro, são enormes, mas é inadmissível que forcem bens ou serviços a custarem quase 40 vezes mais do que o gasto com a sua produção, seja artesanal ou de larga escala.

VINÍCIUS DE OLIVEIRA DELFINO (Sorocaba, SP)

-

Violência em escola

Diante de mais uma agressão covarde a uma professora em plena sala de aula, em Guaimbê, SP (Cotidiano, 16/3), cabe a indagação: até quando a falta de limites e a impunidade vão continuar permeando nossa sociedade?

CLAUDINEI BENTO PAULINO (Goiânia, GO)

-

Política

O deputado estadual Barros Munhoz, em São Paulo; a deputada federal Jaqueline Roriz, em Brasilia; o prefeito de Maceió, Cícero Almeida; os mensaleiros do PT e do DEM e mais os infindáveis escândalos diários nos governos estaduais e municipais em todo o Brasil. Alguém ainda acredita que os políticos todos não são farinha do mesmo saco?

ELIAS DA COSTA LIMA (São Paulo, SP)

-

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página