Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
22/11/2008 - 12h26

Fusões, Lula, Capitalismo, Satiagraha, Loterias

da Folha Online

Fusões

"Os tucanos são aves mutantes. Quando assumem a forma humana são especialmente predadores, ao contrário da versão original. Com a venda da Nossa Caixa, só restam para ser torradas as migalhas (usinas) da outrora poderosa Cesp. Assim, a memória de Altino Arantes, um dos empreendedores e políticos que ajudaram a construir a grandeza do Estado de São Paulo, vai para os arquivos poeirentos da história, sem choro nem vela. E no futuro, quando visitarem estes mesmos arquivos, nas pastas dos tucanos só serão encontradas quinquilharias ou, na melhor hipótese, lotes e mais lotes de promissórias integralmente pagas aos banqueiros. Coincidência ou não, no mesmo dia em que o Banco do Brasil comprou o banco paulista, o presidente sancionava o meganegócio das telefônicas. É assim que se cala a 'oposição'. Parabéns ao Lula, por saber domá-la e trazê-la sempre de rédeas curtas."

ELIAS DA COSTA LIMA (São Paulo, SP)

*

"Segundo o presidente do Banco do Brasil, Lima Neto, o cliente da Nossa Caixa não perderá nada, pois passará a receber atendimento e serviços do BB. Não posso nem imaginar essa mudança, pois sou cliente dos dois bancos e, na minha cidade, o atendimento do BB é nada benéfico aos clientes. Não acredito em ganho dos clientes e, sim, do setor financeiro deste país, que a cada dia aumenta ainda mais os lucros. Até onde vamos agüentar?"

MARCO AURÉLIO FERREIRA (São João da Boa Vista, SP)

-

Lula

"Lula não resistiu aos apelos justos e assinou o decreto para autorizar a venda da BrT para a Oi. O senso de 'justiça' de nosso presidente é algo formidável."

MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

-

Capitalismo

"O capitalismo, dentre outros desvios, é míope. O lucro, a qualquer custo, deforma sua visão. É o caso das montadoras da indústria automotiva. Há alguma dúvida de que a produção de veículos, mesmo sem crise, é inviável no tempo? Inviável por espaço geográfico (rodovias), por energia, poluição ao meio ambiente e por ser um transporte individual para atender uma demanda populacional crescente. Agora a contradição maior: o capitalismo apostou todas suas fichas nessa indústria."

ANTONIO NEGRÃO DE SÁ (Rio de Janeiro, RJ)

-

Educação

"Nós, professores estaduais, não temos papel, fotocópias, impressão, livro didático para todos os alunos, material de educação física, quadras cobertas, segurança, capacitação, bons salários (R$ 6 hora/aula sem os descontos), além das classes lotadas com mais de 50 alunos em prédios caindo aos pedaços. Agora o governo do Estado mais rico do país vem nos avaliar? Ele que nos dê, primeiro, condições dignas de trabalho. Depois disso quem vai querer ser avaliada sou eu!"

RITA CABRAL FALQUEIRO, professora (Jaú, SP)

*

"Em complementação ao leitor Ítalo Medeiros ('Painel do Leitor', 21/11), sou professor da rede do Estado e possuo mestrado em minha área de atuação. Porém também não recebo nenhum centavo a mais por isso. A bolsa mestrado, que é uma excelente iniciativa dada aos professores, quase foi suspensa e só é dada durante o mestrado. Após o fim, voltei a ganhar a miséria que todos os professores, médicos e policiais, ganham neste Estado. É dessa forma que vem sendo valorizado o funcionalismo público no Estado de São Paulo nos últimos 16 anos."

THIAGO ARAGÃO ESCHER (Campinas, SP)

-

Satiagraha

"Por dois votos a um, o Tribunal Regional Federal da 3ª região (São Paulo) decidiu manter o juiz Fausto De Sanctis no julgamento da Operação Satiagraha, que investiga o banqueiro Daniel Dantas, o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito paulistano Celso Pitta. Até aí tudo bem. O que a população não consegue entender é o juiz De Sanctis recusar a promoção para desembargador. Caso aceitasse a promoção teria que abandonar automaticamente o julgamento da Satiagraha. Como o PSOL fez um ato de solidariedade em Porto Alegre para o delegado Protógenes Queiroz, pode estar aí a explicação para a recusa de Fausto de Sanctis: as eleições de 2010. Só isso explica alguém recusar uma promoção no serviço público que, além de status, lhe daria um significativo aumento de salário. Como De Sanctis terá os holofotes da imprensa virados para sua pessoa por um bom tempo, é provável que o juiz faça parte de alguma nominata partidária para concorrer aos cargos de deputado federal ou estadual."

FABIO TAVARES (Rio de Janeiro, RJ)

*

"Perguntar não ofende: quando é que o delegado Ricardo Saadi irá se afastar das investigações para fazer algum curso de aperfeiçoamento?"

LAURO CAVERSAN (Curitiba, PR)

-

Loterias

"Pego carona no parecer do leitor Tullio Marco Soares Carvalho ('Painel do Leitor', 21/11) sobre loterias. Acrescento que o grande prêmio deveria ser fracionado em parcelas que fizessem a alegria de mais pessoas. Além do risco apontado, colocar milhões na mão de uma única pessoa pode ser inútil e fonte de infelicidade."

TEREZINHA ALVES DE ANDRADE (São Paulo, SP)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página