Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
24/10/2010 - 02h30

Eleições, Petrobras e natureza

DE SÃO PAULO

Eleições

Um motivo para votar em José Serra? Assegurar que meu filho e meus netos terão liberdade de votar ou não no PT, no futuro. Sem constrangimentos, sem medo de perder o cargo ou o que for, por não serem filiados ao PT.

FREDERICO FERREIRA (São Paulo, SP)

*

É com profunda tristeza que acompanhei o noticiário nesses últimos dias. Primeiro, agredir um candidato, independente do lado que seja, suja a nossa democracia que conquistamos com tanta luta. Depois, ver a autoridade maior do Executivo fazer comentários que logo após foram desmentidos, é de nos dar vergonha.

A impressão é que estamos caminhando para trás. Como podemos tentar instruir nossos filhos sobre política, respeito a opinião do outro, democracia e respeito as instituições com tudo isso que está acontecendo?

Sinceramente, na minha humilde opinião, estamos escrevendo uma página escura em nossa história, que será lembrada para sempre.

ROGÉRIO LUIZ DA COSTA (Osasco, SP)

*

É incrível a cara de pau do ator Paulo Betti quando faz campanha política para Dilma e para o PT. Ele critica o capitalismo e as grandes empresas, mas quando precisa de dinheiro vai correndo puxar o saco da Rede Globo para ter algum papel em novelas.

Se ele gosta tanto assim do socialismo, por que não vai ser ator lá em Cuba?

MARCELO GUIMARÃES (Santos, SP)

*

O presidente Lula está metido até o pescoço na campanha de Dilma. Viaja o Brasil, de ponta a ponta, participando de comícios e se esquecendo de sua função de presidente, se é que ele a exerceu algum dia.

Cabe, agora, perguntar: quem paga as despesas dessas viagens feitas no avião presidencial? E suas estadias? Será que ninguém se tocou nesse abuso? Não caberia ao procurador geral da República investigar esse ataque ao nosso pobre dinheirinho?

ANTONIO CARLOS CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE FRANCO (São Paulo, SP)

*

No momento decisivo da eleição do futuro presidente da República, a CNBB informa que somente a ela cabe falar sobre as eleições. Soa, então, incoerente e impertinente a tomada de posição, em favor de um dos candidatos, do senhor bispo de Guarulhos, do senhor bispo de Santo André e de um sacerdote ligado à Canção Nova, este em termos estranhos ao vocabulário eclesiástico.

Se compete apenas à CNBB manifestar-se sobre o assunto de eleições, a atitude de tais elementos do clero configura ato de desobediência passível, ao menos, de advertência pública da parte de seus superiores.

Nada se fez mesmo quando, durante a missa em Aparecida, o braço direito da CNBB promoveu distribuição de folhetos contra um dos candidatos, desviando a atenção dos fiéis em plena celebração eucarística.

Fica, por conseguinte, a desagradável impressão de que certos elementos do clero estão usando de pressão sobre o eleitorado, no púlpito inclusive.

IVONE CARVALHO (São Paulo, SP)

*

Os tucanos precisam ter muito cuidado com esse tal "dossiegate". Há o risco de cizânia entre Serra e Aécio se o tal "bicho" tiver mesmo asa e bico de tucano, como disse o presidente do PT, e a população pode também começar a se perguntar novamente o que têm tanto os tucanos a esconder em seus impostos de renda?

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

*

A primeira providência de quem for eleito presidente do país no próximo dia 31 de outubro, seja vermelho ou azul, deve ser a de propor uma nova legislação eleitoral, que coíba as baixarias que a cada quatro anos somos obrigados a participar. Se isso for muito difícil, que o próximo presidente eleito proponha, então, o fim do voto obrigatório, para que os brasileiros de bem não sejam obrigados a participar de campanhas de tão baixo nível.

VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

*

Tenho 71 anos e vivi a época de Getúlio, Jânio, Jango, presidentes militares, Sarney, Collor, Fernando Henrique e Itamar. Todos eles tinham uma postura austera de estadistas, de acordo com a liturgia que o cargo exige. É por isso que a mim causa espanto as atitudes do sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Ele age como um reles militante, pregando a extinção de um partido, distilando ódio em seus discursos e chamando de farsa o acontecido no Rio de Janeiro com o outro candidato. Fico triste por ter um presidente com essa má postura. É lamentável que no fim do seu mandato tenhamos que vê-lo agindo dessa maneira destrambelhada.

CEZAR PEZENATTO (São Paulo, SP)

-

Dirceu

Gostaria de saber se na semana que vem será publicado artigo do sr. Marcola, do PCC, na seção "Tendências/Debates"?

Sim, porque a Folha publicou artigo de chefe de quadrilha (no caso do Mensalão) e o pior: versando sobre um tema fora de época, enferrujado, mas adorado pelos tiranos amigos do governo que esse José representa!
Que decepção com a *Folha*!

EVANDRO SANTANNA (Birigui, SP)

-

Petrobras

A Petrobras está se tornando sucursal do PT, encarregada de dar apoio político e suprimento financeiro às ONGs simpáticas ao partido. Daí os acionistas amargarem uma significativa baixa na cotação das ações, dias depois do maior aporte de capital à face da Terra.

HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

-

Natureza

Não é a toa que vemos o mundo sendo devastado por tufões, terremotos e tsunamis. Os culpados pela natureza estar tão destrutiva nos últimos anos somos nós próprios. Desde um simples papel jogado na rua até o desmatamento de enormes áreas verdes, todos estão contribuindo para a degradação de nosso planeta. Só podemos esperar que haja mais conscientização das pessoas e das autoridades, esta última com campanhas que alertem a população.

ALEXANDRE ROCHA DE CAMPOS (Cidade, Estado)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página