Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
30/06/2011 - 02h30

Fusão, imigrantes, miséria, contas da Copa

DE SÃO PAULO

Fusão

Por que o BNDES, um banco estatal de fomento, está injetando R$ 4 bilhões do nosso dinheiro na nova empresa a ser criada pelos grupos Pão de Açúcar e Carrefour? A fusão irá gerar uma redução de postos de trabalho e diminuirá a competição entre os supermercados acarretando, com isso, prejuízos para os consumidores?

RONALDO GOMES FERRAZ (Rio de Janeiro, RJ)

-

Imigrantes

Não vejo, como escreveu o leitor Pedro Ivo Ferraz da Silva ("Painel do Leitor", ontem), "o preconceito social e a xenofobia" no artigo de Luiz Felipe Pondé ("Não existe almoço de graça", Ilustrada, 27/6). O texto apenas reflete a realidade histórica de que o mundo foi construído com eficiência, e não com boas intenções. Em uma sociedade civilizada, todos devem ter oportunidades iguais quanto ao acesso à boa educação e ao atendimento à saúde. Não podemos, porém, negar a evidencia de que, ainda assim, as pessoas têm e continuarão tendo habilidades e capacidades diferentes. Assim, os países colonizadores europeus devem, como já fizeram, acolher novos imigrantes até o limite possível de dar as mesmas oportunidades aos que lá antes chegaram.

ROBERTO CASTRO (São Paulo, SP)

-

Miséria

Diz o líder do governo, deputado Candido Vaccarezza, em seu artigo "Superar a miséria" ("Tendências/Debates", ontem), que "é vital que brasileiros resgatados da marginalidade ajudem a manter o crescimento econômico com distribuição de renda". Isso seria possível, nobre deputado, se resgatássemos os brasileiros da marginalidade política que impede o crescimento econômico. É a miserável política a responsável pela miserabilidade no país mais rico do mundo. Alguém ousa discordar ?

PEDRO UBIRATAN M. CAMPOS (Campinas, SP)

-

Contas da Copa

Será mesmo que, neste Brasil, onde a corrupção impera em quase todos os níveis governamentais, dados sigilosos sobre os gastos das obras para a Copa do Mundo e da Olimpíada não seriam vazados favorecendo os empreiteiros "amigos"? Agora mesmo a imprensa relata exorbitantes lucros de uma empreiteira cujo proprietário é amigo do governador do Rio de Janeiro.

ENI MARIA MARTIN DE CARVALHO (Botucatu, SP)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página