Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
02/08/2011 - 02h30

EUA, escravidão, neta do Lula, Copa

DE SÃO PAULO

EUA

O acordo para evitar o calote dos EUA, proposto pelo presidente americano Barack Obama, parece ser a única solução em um momento como esse, em que o calote é iminente. A proposta parece ter agradado, mas tem de se tomar cuidado para que os os cortes não sejam abruptos nem afetem a recuperação econômica. Além do mais, essas medidas demonstram o interesse do atual presidente americano para se reeleger em 2012, já que um fator preponderante para que ele triunfe é ajustar a economia do país. Esperamos que a medida proposta tenha efeito e que o calote nos americanos seja evitado.

VINÍCIUS BERNARDES MONDIN GUIDIO (São Paulo, SP)

-

Escravidão

Sou bastante crítico do Ilustríssima, mas confesso que no último domingo, o texto "O negreiro e a letra morta", de Eleonora de Lucena, está excelente!

CLOVIS DEITOS (Campinas, SP)

-

Ação afirmativa

O professor Naomar de Almeida Filho foi brilhante em seu artigo "Ações Afirmativas sem fronteiras" ("Tendências/Debates", ontem). De fato, mérito e políticas de inclusão não se contradizem, pelo contrário, se somam. Em relação às propostas imediatas sugeridas no artigo, vale citar que a Unifesp, que pela terceira vez consecutiva foi considerada a melhor universidade federal do país, segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC) do MEC, adotou recentemente uma cota de 50% em um dos seus programas de intercâmbio internacional de estudantes e implementa nesse semestre um programa de formação em línguas voltado prioritariamente aos estudantes oriundos de escola pública e com renda per capita familiar de até 1,5 salários mínimos. Essas ações são possíveis graças ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAEs), cujo decreto que o instituiu completou um ano no mês passado. Articular o PNAEs com o Cência sem Fronteiras é um passo importante para aprimorarmos a ciência e tecnologia em um país cada vez mais justo.

LUIZ LEDUINO DE SALLES NETO, pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (São Paulo, SP)

-

Neta do Lula

Seria a netinha Bia do Lula a nova "Ronaldinha" agraciada pela Oi? Convenhamos que R$ 300 mil é bem menos dos muitos milhões recebidos pelo filho do então ex-presidente pela mesma Oi, até hoje sem maiores explicações. A PF finge que não viu e a oposição está há tempos "mortinha", enquanto nós continuamos a pagar as contas.

LEILA E. LEITÃO (São Paulo, SP)

-

Copa

R$ 30 milhões oriundos dos cofres públicos gastos em uma festa particular, aeroporto Santos Dumont (RJ) fechado por quatro horas, Pelé sendo convidado às pressas para a festa, denúncias de corrupção borbulhando no ar, obras superfaturadas por todo o país, o mandatário máximo do futebol brasileiro hostilizando jornalistas ingleses. Em suma, a Copa no Brasil, assim como o futebol brasileiro, perdeu totalmente o rumo. Chegamos ao ponto de não nos sentirmos mais representados pela CBF e (até) a ter ojeriza à Copa do Mundo.
Conclui-se, portanto, a necessidade urgente de alteração do comando de nosso futebol, sob pena do Brasil perder o posto (conquistado com tanto suor) de país do futebol. Fora Teixeira!

GABRIEL HENRIQUE SANTORO (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página