Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
30/08/2011 - 02h30

Bonde, Steve Jobs, direitos humanos, Argentina

DE SÃO PAULO

Bonde

Em 2007, minha mulher e eu tivemos a oportunidade de andar de bonde por Lisboa, Viena, Milão e Praga. Foram passeios belos, lúdicos, memoráveis. Eram todos veículos muito antigos, mas seguros e confortáveis. Já o bonde de Santa Teresa, no Rio, é o mais recente "veículo" da omissão do setor público brasileiro (Cotidiano, 29/8).

MARCELO MELGAÇO (Goiânia, GO)

-

Steve Jobs

Incrível alguém se debruçar sobre um computador para censurar a foto de Steve Jobs na Primeira Página da Folha ("Painel do Leitor", 28/8). Quer dizer que, se fosse na segunda, não teria problema?
Isso é o retrato de uma sociedade burocrática ainda medíocre e hipócrita. Temos duas maneiras de enxergar a realidade. A primeira, como já fizeram, com covardia, e a segunda com solidariedade. Aproveitem que a foto nos mostrou o verdadeiro estado de Jobs e lhe enviem as mensagens de solidariedade que tanto o confortarão. Pode parecer mais difícil do que negligenciar sua verdadeira situação, mas não é. Aproveitem e mandem também para as vítimas da fome na Somália, do furacão Irene, do Tsunami no Japão ou da guerra na Líbia.

GUSTAVO CARVALHO (Lagoa da Prata, MG)

-

Direitos humanos

O presidente da Comissão Especial sobre os Mortos e Desaparecidos Políticos, Marco Antonio Rodrigues Barbosa ("Painel do Leitor", 27/8), preconiza a apuração de violações de direitos humanos ocorridas no contexto da repressão política durante a ditadura militar. E quanto às violações perpetradas no contexto da luta armada da esquerda, elas também não deveriam ser apuradas? Ou pretende-se fazer justiça apenas para os militantes da esquerda? A verdade tem que ressurgir de todos os fatos que violaram os direitos humanos dos cidadãos brasileiros e estrangeiros, pois a ela não tem ideologia e as vítimas dos dois lados são seres humanos que merecem o mesmo respeito.

PAULO MARCOS GOMES LUSTOZA (Rio de Janeiro, RJ)

-

Argentina

O leitor José Osvaldo Gonçalves Andrade ("Painel do Leitor", 29/8), ao expor o que tem feito o governo argentino, esclareceu por que o tal mercado (e os seus defensores na imprensa) não gostam da presidente Cristina Kirchner e adoram os governos do Chile e similares. Onde já se viu cuidar do próprio país e de seu povo e desconsiderar os desejos do tal mercado (leia-se ricos)?

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página