Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

12/04/2012 - 16h46

Decisão sobre aborto de anencéfalos e morte de Marly Bueno são destaques

DE SÃO PAULO

O voto do ministro Carlos Ayres Britto no STF (Supremo Tribunal Federal) favorável à possibilidade de interrupção da gravidez no caso de fetos com anencefalia é destaque mundial no microblog.

Maioria do STF é favorável ao aborto de anencéfalos

O resultado do julgamento, que começou na quarta (11), está praticamente estabelecido, já que é improvável que os ministros que já votaram retifiquem seus votos (o que podem fazer até a declaração do resultado).

Ayres Britto resumiu o debate dizendo que "se todo aborto é interrupção de gravidez, nem toda interrupção de gravidez é um aborto para fins penais". O caso em questão, disse, é atípico e, assim, não deve ser entendido como o aborto proibido em lei, mas como um aborto em linguagem corrente.

Nelson Jr./Divulgação STF
O ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto
O ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Britto

Para o ministro, "metaforicamente, o feto anencéfalo é uma crisálida que jamais chegará em estado de borboleta, porque não alçará voo jamais", disse.

O primeiro ministro a se manifestar sobre o aborto de fetos anencéfalos foi o relator da ação Marco Aurélio Mello. Em um voto que durou mais de duas horas, ele afirmou que "obrigar a mulher a manter a gestação [de feto anencéfalo] assemelha-se, sim, à tortura e a um sacrifício que não pode ser pedido a qualquer pessoa ou dela exigido".

A ministra Rosa Weber e o ministro Joaquim Barbosa falaram em seguida e seguiram o voto do relator. Em seguida, votou o ministro Luiz Fux, que afirmou que não entraria na discussão sobre a valoração das vidas. "Não me sinto confortável de fazer a ponderação de que vida é mais importante, se a da mulher ou a do feto."

Já a ministra Cármen Lúcia afirmou que, qualquer que seja a decisão da mulher, sempre será uma "opção de dor", e também votou a favor da antecipação terapêutica do parto no caso de fetos comprovadamente anencéfalos.

Ainda no primeiro dia de julgamento, o ministro Ricardo Lewandowski foi o único a votar contrário a ação. Para ele, só o Congresso Nacional poderia mudar a lei e permitir o aborto nestes casos. Lewandowski foi o último ministro a se manifestar ontem.

Outro tema destacado pelos tuiteiros é o da CPI para o caso Cachoeira, anunciado pela cúpula do Congresso. Líderes da base aliada ao governo e da oposição confirmaram nesta quinta-feira (12) o acordo para a instalação da CPI. Com isso, a liderança do PT na Câmara já começou a coletar as assinaturas necessárias para o início da investigação envolvendo o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Base e oposição começam a coletar assinaturas para CPI
Eliane Cantanhêde: CPI bumerangue

Pelo acordo, o requerimento da CPI deixa claro a possibilidade de investigação de agentes públicos e privados, além de ampliar os trabalhos para a Operação Las Vegas --não só a Monte Carlo. A primeira operação, da Polícia Federal, antecedeu a Monte Carlo e ficou parada no Ministério Público desde 2009. Ela também verificou a relação do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) com Cachoeira.

Lula Marques - 13.jul.05/Folhapress
Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, teve pedido de liberdade negado pela Justiça
Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, teve pedido de liberdade negado pela Justiça

Para ser instalada, a CPI precisa do apoio de, no mínimo, 27 senadores e 171 deputados (do total de 81 senadores e 513 deputados). A expectativa é que ela comece a funcionar já no final da próxima semana.

A CPI deve ser composta por 15 deputados e 15 senadores com igual número de suplentes, deve durar 180 dias e custar ao erário R$ 200 mil.

O microblog também registrou entre seus destaques a morte da atriz Marly Bueno, 78, que interpretava a vilã Ainoã na minissérie "Rei Davi", da TV Record.

Atriz Marly Bueno, de "Rei Davi", morre aos 78 anos no Rio

A atriz estava internada com diagnóstio de peritonite, que se caracteriza por intensa inflamação abdominal de causa infecciosa, e passou por uma cirurgia. Ela morreu devido à disfunção de múltiplos órgãos.

Miguel Ângelo/Divulgação Record
Marly Bueno interpretava Ainoã, mulher do rei Saul na minissérie "Rei Davi", da Record
Marly Bueno interpretava Ainoã, mulher do rei Saul na minissérie "Rei Davi", da Record

Marly Bueno, nome artístico de Amalia Angelina Marly D'Angelo, foi uma das primeiras mulheres a aparecer na televisão brasileira, ao lado de sua irmã Miriam Simone. Teve seu auge nos anos 50 e 60, em novelas e programas da TV Tupi.

A atriz também enveredou para o teatro e o cinema. Em 1961, por exemplo, apareceu em um dos principais papeis do filme "Entre Mulheres e Espiões", dirigido por Carlos Manga, ao lado de Oscarito.

Entre 1965 e 1979, apresentou o concurso Miss Brasil, e voltou à televisão, na Globo, no final dos anos 80. Desde então, ganhou papeis em novelas como "História de Amor" (1995), "Mulheres Apaixonadas" (2003) e "Páginas da Vida" (2006), todas do autor Manoel Carlos.

Contratada da Record, Marly atuou nas novelas "Estrela de Fogo" (1998) e "Poder Paralelo" (2009) antes de trabalhar na série bíblica "Rei Davi". A emissora divulgou um comunicado manifestando seu pesar pela morte da atriz, em que diz: "O seu talento e a qualidade de sua interpretação contribuíram para o sucesso das produções da Record. Externamos nossa solidariedade à família e aos amigos de Marly Bueno."

Assuntos do momento

São Paulo
1 #ClasseMediaPower
2 #LigadosNaMixTV
3 #replacebandnameswithbacon
4 Ayres Britto
5 Selena Beautiful Gomez
6 Marly Bueno
7 The Casual Vacancy
8 Brasil
9 CPI
10 STF
Rio de Janeiro
1 #ClasseMediaPower
2 Marly Bueno
3 Beliebers Will Support
4 Ayres Britto
5 The Casual Vacancy
6 Thank You Michael Jackson
7 Always With Jonas Brothers
8 Selena Beautiful Gomez
9 Humberto Costa
10 #EsperandoDVDRoupaNova
Brasil
1 Ayres Britto
2 #ClasseMediaPower
3 #EsperandoDVDRoupaNova
4 #LigadosNaMixTV
5 Always With Jonas Brothers
6 Selena Beautiful Gomez
7 As Branquelas
8 Thank You Michael Jackson
9 Marly Bueno
10 Beliebers Will Support Justin Forever
Mundo
1 #WhyDoYou
2 #ImSickOf
3 Team Stefan
4 Always With Jonas Brothers
5 #claireabellabags
6 Arab Beliebers Are Ready For Believe
7 Ayres Britto
8 Thank You Michael Jackson
9 Gilmar Mendes
10 Ann Romney

Assuntos no Trending Topics às 15h45

*

HASHTAG

Hashtag é o símbolo (#) usado para marcar palavra-chave ou tópico em um Tweet. Qualquer usuário do Twitter pode categorizar ou seguir tópicos com hashtags. É a forma mais rápida de unir conteúdos e compartilhar interesses na Internet.

No site hashtag.org você pode ver quais os assuntos que ja foram criados. Há uma caixa de pesquisa no canto superior direito para que possa realizar uma busca e ver a disponibilidade de seu hashtag. Se não existir, você pode criá-lo simplesmente twitando e incluindo o hashtag (#) na sua postagem.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 
Envie sua notícia

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página