Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2012 - 19h55

Itamaraty ajudará Comissão da Verdade a investigar Operação Condor

Publicidade

NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) reuniu-se na tarde desta terça-feira (10) com a Comissão Nacional da Verdade e comprometeu-se a colaborar com os trabalhos da comissão, que vai investigar a violação de direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988.

De acordo com o coordenador da comissão, ministro do STJ Gilson Dipp, entre os fatos a serem investigados com o auxílio do Itamaraty estaria a Operação Condor, parceria das ditaduras do Cone Sul para prender (e matar) esquerdistas.

"Vamos nos debruçar sobre a Operação Condor. O Itamaraty deve ter uma gama de documentos que abordam a relação do Estado brasileiro com regimes ditatoriais de então", afirmou Dipp.

Para o ministro, deve facilitar as investigações o fato de o Ministério das Relações Exteriores não ter destruído qualquer documento referente ao período. Dipp afirmou que o Itamaraty, que já enviou cerca de 4 toneladas de papéis ao Arquivo Nacional, se dispôs a abrir absolutamente todos os documentos para a comissão.

"Isso mostra que temos uma ampla gama de colaborações na busca da verdade histórica que talvez não tenha sido utilizada por nenhuma das comissões pré-existentes", afirmou o ministro.

Dipp também disse que será possível descobrir que embaixadas e consulados brasileiros no exterior contribuíram com a ditadura, vigiando pessoas exiladas, por exemplo. O Itamaraty também deve fazer a ponte entre a Comissão Nacional da Verdade e outros países que detenham documentos referentes à ditadura brasileira.

SÃO PAULO

A Comissão da Verdade também se reuniu nesta terça com o deputado estadual Adriano Diogo (PT), presidente da comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, que possui sua própria "comissão da verdade".

O objetivo da reunião foi definir os pontos de cooperação entre as comissões. "São Paulo foi um grande foco da repressão e a ideia é que nós possamos fazer um trabalho conjunto, já que eles já iniciaram os trabalhos e conhecem os meandros, mas ao mesmo tempo necessitam de um apoio da nossa comissão", afirmou Dipp.

Um exemplo de cooperação, segundo o ministro, seria a Comissão Nacional da Verdade convocar uma testemunha a pedido da comissão paulista, que não tem esse poder legalmente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página