Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2010 - 21h35

Marina Silva tenta impulsionar candidatura ao menos no Acre, sua terra natal

Publicidade

FLÁVIA FOREQUE
ENVIADA ESPECIAL A RIO BRANCO

Dois meses depois do início oficial da campanha, Marina Silva chegou neste fim de semana pela primeira vez a sua terra natal numa situação incômoda: até mesmo no Acre, a candidata do Partido Verde está em terceiro lugar na corrida presidencial.

Sem apoio de antigos companheiros, Marina cumpre agenda no Acre
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O empenho do PT local para vitaminar a candidatura de Dilma Rousseff é apontado por aliados de Marina como principal fator para o mau desempenho da acriana no Estado. Na mais recente pesquisa Ibope, a senadora tem 19% das intenções de voto do eleitorado local, contra 32% de Dilma e 34% de José Serra (PSDB).

"A hegemonia petista não está deixando fácil. Eles estão jogando pesado pra fazer a Dilma ser o primeiro lugar aqui", afirma Júlio Pereira (PV), coordenador da campanha de Marina no Acre.

Companheiro de militância de Marina, o senador Tião Viana, candidato ao governo do Estado, aparece na propaganda eleitoral pedindo votos para a petista. "Dilma é a candidata do Lula, tem chance de vencer até no primeiro turno. Ela ajudou o Lula a governar os pobres e vai ajudar o Acre ainda mais", afirma no vídeo.

À frente do governo há 12 anos, o PT lidera a Frente Popular, coalizão que reúne 14 partidos e controla 77% das prefeituras do Estado. Apesar do histórico de quase 30 anos no PT, a defesa do nome de Marina se restringe ao material de campanha de candidatos a deputado de sua nova sigla.

A principal bandeira da candidata do PV, o meio ambiente, também se mostrou um empecilho para sua candidatura em determinada parcela da sociedade.

Foi durante a gestão dela no Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, que o valor das multas aplicadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado, entre 2006 e 2007, cresceu 54%.

O período coincide com a reformulação do órgão, que perdeu atribuições com a criação do Instituto Chico Mendes, autarquia responsável pela gestão das unidades de conservação. A mudança, que visava acelerar a liberação de licenças ambientais, também intensificou as atividades de fiscalização.

"Criou-se em cima dela uma marca muito contrária aos produtores rurais. Tudo o que se proíbe aqui culpam a Marina", afirma Vagner Sales (PMDB), prefeito de Cruzeiro do Sul. O município é o segundo maior colégio eleitoral do Acre. Marina teve lá o pior desempenho nas urnas quando se candidatou ao Senado em 2002.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página