Saltar para o conteúdo principal
 
  Acompanhe a serafina no Twitter
26/08/2012 - 03h00

Fã de partes estranhas dos bichos, dupla de chefs faz sucesso na Califórnia

Publicidade

ADRIANA KÜCHLER
DE LOS ANGELES

Chocolate com bacon e pernas de coelho estão em menu de casa em Los Angeles

Na meca da alimentação natureba, dois cozinheiros transformam carnes exóticas no carro-chefe do restaurante mais badalado de Los Angeles.

Nem pense em pratos com quinoa ou açaí. No menu do Animal tem cabeça, orelhas, rabo, barriga e costela de porco, além de pernas de coelho crocantes, miolos de vitela e torta de chocolate com bacon.

Mas seus donos tiveram que tirar, por força da lei, o foie gras dos seus pratos. Ali, o cliente nem sempre tem razão. E os chefs não aceitam, de jeito nenhum (o aviso tem destaque no menu), pedidos de mudanças nas receitas originais. Nem se o cliente for o Homem-Aranha.

"Um ator -não vamos dar nomes- veio aqui e pediu para mudar um prato. Eu disse: 'Se você for ao aniversário dos meus filhos vestido de
Homem-Aranha, eu deixo você mudar...' Eu não quero mudar minha receita, como você não quer fazer papel de bobo na frente das minhas crianças", conta Vinny Dotolo, 32, que comanda o estabelecimento junto com Jon Shook, 31.

OS "DUDES"

Com um cardápio diferentão e histórias como essa, os dois ganharam fama. Já tiveram o próprio reality show, lançaram livro, participam de eventos beneficentes e cozinham para outras celebridades. Em junho, foram responsáveis pela comilança no casamento da atriz Drew Barrymore, 37, com Will Kopelman, 34.

Pelo look bermuda-boné-cabelo desgrenhado e pelo vocabulário cheio de gírias, ganharam da revista "New Yorker" o apelido de "Bill e Ted da cena gastronômica", em referência ao filme "Bill & Ted - Uma Aventura Fantástica" (1989), com Keanu Reeves e Alex Winter.

A "LA Weekly" classificou o Animal como o primeiro restaurante "a elevar a comida de garoto ao nível da culinária genuína". Pela cidade, os dois, que cozinham juntos há 12 anos, são conhecidos apenas como "the dudes" ("os caras").

No ambiente do pequeno restaurante sem placa na entrada, ao som de Bob Marley, Arcade Fire e Black Keys, homens e mulheres, magrelos, sarados e gordinhos, e chefs pós-expediente lotam o lugar todos os dias há quatro anos. Para Jon, isso confirma sua tese de que a ideia da Califórnia como um lugar de gente malhada e saudável é só mais um clichê.

"A Califórnia é a terra do McDonald's. Apesar dessa obsessão por saúde e beleza, ainda tem muita gente que quer se esbaldar de comer. Pelo menos uma vez por semana."

Engolir partes estranhas de um porco pode assustar muitos americanos -mas é normal em outras culturas. Eles nunca provaram feijoada ("É como um cassoulet, né?", pergunta Vinny), mas sabem que a prática é comum no Brasil.

"Os americanos foram treinados para comer peito de frango sem osso. Isso não é comida de gente", diz Vinny.

"Queremos trabalhar partes dos bichos que muita gente não aceita comer porque acha nojento, mas a gente ama. Cozinhadas do jeito certo, podem se transformar em algo delicioso."

Jon avisa que o Animal tem saladas. "Mas ninguém quer escrever sobre isso."

POLÊMICA DO FÍGADO

O assunto sobre o qual todo mundo quer escrever agora em Los Angeles é a proibição da produção e da comercialização do foie gras (fígado de aves que, em geral, são submetidas à alimentação forçada). A lei entrou em vigor na Califórnia, no dia 1˚/7, mas os chefs ainda têm esperança de derrubá-la enquanto outros arranjam jeitos de driblá-la.

Chegaram a promover um evento em que todos os pratos, da entrada à sobremesa, levavam o ingrediente. Enfrentaram protestos de vegetarianos e, por fim, tiraram cinco pratos do menu (a multa para quem servir foie gras é de US$ 1.000 por dia).

"Outras comidas são produzidas de maneiras muito piores e alimentam muito mais gente do que o foie gras, como o frango do Kentucky Fried Chicken", dispara Jon, que junto com Vinny dá palestras sobre a origem dos alimentos em universidades locais.

BACONZITOS

Enquanto Jon e Vinny se adaptam à nova lei, há coisas no Animal que nunca podem sair do menu -como a torta de chocolate com bacon. "Todo mundo ama e a gente odeia porque é a mesma há quatro anos", brinca Jon.

A fama de "bacon freaks" da dupla se espalhou como uma fofoca de Hollywood.

"Um dia, um cara me parou na rua para perguntar se era verdade que a gente servia chá gelado de bacon!", diz Jon.

O "templo do bacon" hoje funciona em paz, no meio do antigo bairro judaico de Los Angeles, ao lado de uma mercearia kosher. Para fugir (um pouco) da fama de maus, há um ano, Jon e Vinny abriram um restaurante novo, dedicado aos frutos do mar, o Son of a Gun.

No futuro, não querem explorar outros animais esquisitões. Até porque eles não acham nada de estranho nos que já cozinham. Mas planejam expandir as panelas com diferentes partes dos bichos, "como coração", e continuar cumprindo o objetivo de transformar esquisitices em gostosuras.

O Homem-Aranha, dizem, continua comendo por lá.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página