A eleição de Javier Milei, que superou Sergio Massa na disputa pela presidência da Argentina, é o assunto principal das montadoras nesta semana. As empresas que operam no país marcaram reuniões globais para tentar prever quais serão os próximos passos da economia na região.
Os últimos dias foram difíceis para fabricantes e importadores de carros híbridos e elétricos.
A virada de última hora no artigo 19 da Reforma Tributária frustrou as expectativas de Volkswagen, GM e Toyota. As montadoras já estavam conformadas com a manutenção parcial dos benefícios tributários que reduzem os custos de produção nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, mas o resultado foi pior do que o esperado.
O mês de outubro terminou com 217,7 mil veículos leves e pesados emplacados no Brasil. É a terceira vez no ano que a marca de 200 mil unidades vendidas é ultrapassada. Isso só havia acontecido em julho e agosto, sob o efeito das medidas de estímulo que concederam descontos de até R$ 8.000 para modelos compactos.
A Peugeot anunciou nesta semana a segunda redução de preço do SUV elétrico e-2008. Lançado por R$ 269.990 em novembro de 2022, passou a custar R$ 219.990 em julho. Agora, o valor cai para R$ 199.990, mas há uma condição: o consumidor deve entregar um carro usado na troca. Sem isso, o valor fica em R$ 209.990.
Apesar do interesse do agronegócio, o segmento de picapes médias movidas a diesel não registra o crescimento esperado pelas montadoras.
As perguntas começaram assim que o BYD Dolphin estacionou no Circuito Panamericano, pista construída pela Pirelli em Elias Fausto (interior de São Paulo). O carro elétrico chinês era um estranho no ninho de esportivos movidos a litros de gasolina.
Em novembro de 2021, Luca de Meo, presidente global da Renault, veio ao Brasil para anunciar que a marca mudaria seu foco. Carros populares perderiam espaço no país, e modelos maiores e mais caros dominariam o portfólio.
Em breve, o trio de modelos mais vendidos dos Estados Unidos estará à venda no Brasil. As primeiras unidades da picape Chevrolet Silverado estão a caminho do país, se juntando às igualmente gigantes Ford F-150 e RAM em diferentes versões.
O hatch compacto Peugeot 208 volta a ter um motor turbinado entre as opções disponíveis no Brasil. As novas versões chegam às lojas nesta sexta (15).