Como Jacques Cousteau revolucionou o mergulho em 4 invenções

Morte do oceanógrafo francês completa 25 anos neste sábado (25)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau (1910-1997), cuja morte completa 25 anos neste sábado (25), foi pioneiro em desbravar o fundo do mar e tornou-se um dos mais importantes ambientalistas do nosso tempo.

Grande inventor, foi Cousteau quem criou o primeiro equipamento para mergulho autônomo, um sistema formado por tanque de ar, válvula e respirador. Batizado de Aqua-lung, foi desenvolvido em 1943 em parceria com um engenheiro.

Jacques Cousteau e sua tradicional touca vermelha, em imagem sem data conhecida - Reuters

O francês também transformou um navio caça-minas da Marinha Real Britânica no seu famoso navio de pesquisa, o Calypso, e desenvolveu um minissubmarino que é considerado o primeiro veículo subaquático projetado para exploração científica.

Leva ainda a assinatura de Jacques Cousteau a Estação Conshelf I, o primeiro ambiente subaquático em que dois mergulhadores puderam viver e trabalhar por semanas (leia mais sobre essas invenções abaixo).

Cineasta, Cousteau compartilhou suas descobertas com o grande público em diversos filmes. Também percebeu antes de muita gente os primeiros sinais da degradação dos oceanos e se dedicou a fazer alertas sobre as consequências da ação humana nos mares.

Sua trajetória também já foi contada no cinema, em obras como o documentário "Becoming Cousteau" (2021, EUA) e a cinebiografia "A Odisseia" (2016, França/Bélgica), que traz o ator francês Lambert Wilson no papel de Cousteau.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.