MPF pede para PGR barrar lei de Roraima que proíbe destruição de maquinário de garimpo ilegal

Para órgão, norma é inconstitucional porque tenta esvaziar instrumentos de fiscalização ambiental

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Brito
Brasília | Reuters

O Ministério Público Federal (MPF) em Roraima pediu à Procuradoria-Geral da República para mover uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para declarar inconstitucional uma lei recém-sancionada no estado que proíbe aos órgãos de fiscalização destruir maquinário usado em atividades de garimpo legal.

Para o MPF, a norma é inconstitucional porque tenta esvaziar os instrumentos de fiscalização ambiental previstos em legislação federal.

Floresta cravejada de áreas abertas para mineração
Registro de invasão de garimpeiros em Terra Indígena Yanomami em maio de 2020, no estado de Roraima - Chico Batata/Greenpeace

"Conforme entendimento já consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF), lei estadual não pode esvaziar procedimento previsto em legislação nacional a pretexto de atender interesse regional", disse o MPF, em comunicado.

Na terça, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), fez questão de sancionar a lei e levar o documento pessoalmente a um evento na presença de garimpeiros.

"Foi aprovado pela Assembleia Legislativa, pela maioria dos deputados estaduais, e são os deputados estaduais que representam a nossa população", disse ele, em trecho divulgado pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Procurada, a assessoria do governador não respondeu de imediato a um pedido de comentário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.