Descrição de chapéu COP28 mudança climática

Capacidade instalada de energia renovável cresceu 50% em 2023, diz AIE

Agência antecipa aumento inédito para os próximos cinco anos, mas ainda em ritmo insuficiente para o clima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

A capacidade instalada de energia renovável no mundo aumentou 50% em 2023 em relação ao ano anterior. A informação é da AIE (Agência Internacional de Energia), que antecipa um crescimento inédito nos próximos cinco anos, mas insuficiente para conter a mudança climática.

No último ano, foram implementados cerca de 507 gigawatts (GW), segundo o relatório Renováveis 2023, publicado nesta quinta-feira (11) pela organização. Três quartos destas novas instalações foram no setor solar fotovoltaico.

Centenas de fileiras de placas fotovoltaicas em planície nevada
Usina de energia solar no noroeste da Região Autônoma de Xinjiang, na China - Zhang Cheng - 23.dez.2023/Xinhua

A China foi mais uma vez o grande motor deste crescimento, com, por exemplo, alta de 66% da energia eólica em um ano. Mas a Europa, os Estados Unidos e o Brasil também avançaram e atingiram níveis sem precedentes.

Para os próximos cinco anos, a AIE prevê o "maior crescimento" do setor em três décadas.

"A capacidade de produção de eletricidade renovável nunca cresceu tão rapidamente em 30 anos, o que proporciona uma possibilidade real de atingir o objetivo que os governos estabeleceram para a COP28 de triplicar a capacidade mundial até 2030", acrescenta a agência em um comunicado, se referindo ao acordo feito por mais de 100 país na última conferência do clima da ONU.

Contudo, para esse compromisso ser cumprido o ritmo precisa acelerar, o que depende de financiamento para os países emergentes e em desenvolvimento.

"Sob as condições de mercado e o estado das políticas atuais, a capacidade global aumentaria 2,5 vezes até 2030. Ainda não é suficiente para atingir o objetivo da COP28 de multiplicar as energias renováveis por três, mas estamos nos aproximando e os governos têm as ferramentas necessárias para minimizar a diferença", insiste o diretor da AIE, Fatih Birol.

"As instalações eólicas terrestres e fotovoltaicas são atualmente mais baratas do que as novas centrais de combustíveis fósseis em quase todos os lugares, e mais baratas do que as centrai existentes na maioria dos países", afirma o economista.

A meta de triplicar as energias renováveis é mundial, mas cada país tem necessidades diferentes.

Nas nações mais ricas e nos principais países emergentes, a AIE destaca que o objetivo é acabar com a hesitação nas políticas nacionais, investir na modernização e adaptação das redes e reduzir prazos e complicações administrativas.

Para outros países, a prioridade é o acesso ao financiamento e a implementação de marcos regulatórios sólidos, acrescenta o relatório. Também devem ser definidas metas de instalação de renováveis, que alguns países ainda não têm.

Segundo Dave Jones, do think tank Ember, o patamar alcançado em 2023 mostra que triplicar as energias renováveis "é totalmente viável".

Mas, para Dean Cooper, da WWF, a produção de energia renovável não cresce rápido o suficiente. "[Após a COP28,] aqueles que querem um planeta habitável têm de aumentar a pressão sobre os seus governos para que passem das palavras à ação e transformem urgentemente os sistemas energéticos", afirma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.