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Kodak quer montar baterias para carros elétricos em antigas fábricas de filmes

Experiência na fabricação de revestimentos vai servir à indústria automotiva

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Célebre por sua história no ramo da fotografia, a Kodak se transformou em exemplo de empresa que não soube interpretar a evolução tecnológica.

Mas após ver o mercado para seus filmes e câmeras ser engolido pelo avanço dos smartphones, a centenária marca americana quer mudar seu destino e produzir baterias para veículos elétricos.

Fachada com antigo anúncio da Kodak na Times Square, em Nova York - Eduardo Munoz - 13.ja.2012/Reuters

O plano foi revelado em julho, quando a Kodak se tornou acionista minoritária da Wildcat Discovery Technologies, que desenvolve materiais com maior capacidade de acumular energia.

A experiência em produzir revestimentos para filmes será utilizada na produção das baterias.

Se tudo der certo, as antigas fábricas de filmes da Kodak serão transformadas em linhas de produção para esses componentes de carros elétricos.

A Wildcat promete que sua tecnologia para acumuladores sólidos vai promover o aumento da autonomia dos veículos, como menor risco de danos por vazamento. O aumento da densidade é estimado em 90%, segundo o comunicado divulgado pela empresa.

Com isso, carros de pequeno porte poderão ir longe utilizando baterias compactas –o que possibilita, por exemplo, o desenvolvimento de modelos mais leves.

Se pesarem menos, esses veículos demandarão componentes de menor custo em partes como motor, suspensão e freios. Com o ganho de escala, esse processo deve acelerar a redução dos preços e a massificação da mobilidade elétrica.

Os planos da Kodak são pouco conhecidos neste momento, mas é provável que sejam colocados em prática entre 2023 e 2024.

"Esse investimento na Wildcat reflete nosso compromisso em construir novos negócios, aproveitando nossas habilidades e infraestrutura existentes", diz em nota, Jim Continenza, presidente executivo e CEO da Kodak.

"O revestimento de substratos é um aspecto crítico da fabricação de baterias, e ninguém é melhor em revestimento do que a Kodak."


Caminhão extrapesado Volkswagen Meteor é produzido em Resende (RJ) - Divulgação

Volkswagen lança programa de assinatura para caminhões

Após lançar planos de assinatura para carros de passeio, a VW passa a oferecer um programa de aluguel de longo prazo para os caminhões da marca.

Embora sejam empresas separadas, as divisões de automóveis e de veículos pesados têm em comum o suporte oferecido pela Volkswagen Financial Services. Esse braço da companhia definiu os planos que serão oferecidos, com prazos de 36 ou 60 meses.

Embora programas de locação de longo prazo já sejam oferecidos por empresas de gestão de frotas, é a primeira vez que uma fabricante de veículos pesados investe nessa modalidade no Brasil.

Os preços partem de R$ 3.679 por mês para assinatura do Delivery Express e chegam a R$ 15.999 para aluguel do Meteor 29.520, o maior modelo da marca.

O grande salto deve ocorrer quando a empresa passar a oferecer a locação de caminhões usados. Segundo Rodrigo Capuruço, CEO da Volkswagen Financial Services, essa possibilidade segue em estudo.

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