Siga a folha

Devemos olhar a verdade: a mãe da Chapeuzinho só quer que ela morra

Tenho me isolado mais em posição vertical mesmo, geralmente correndo atrás da minha filha de dois anos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Tenho visto com muita inveja gente aproveitando o confinamento para ver séries e filmes e ler livros. Por aqui, a quarentena coincidiu com o fechamento da creche, de modo que não consegui fazer o isolamento horizontal. Tenho me isolado mais em posição vertical mesmo, geralmente correndo atrás da minha filha de dois anos.

A única série que estou acompanhando é a “Coleção Disquinho” —mais precisamente o episódio da Chapeuzinho Vermelho, mais precisamente umas 30 vezes por dia, o que me permite atentar para minúcias até então despercebidas.

Um breve resumo, para quem não tem a história fresca. A mãe de Chapéu (a intimidade me permite chamá-la assim) manda que a filha entregue doces à sua avó doente, mas adverte: “Vai pela estrada do rio. O caminho da floresta é muito longo e sombrio, o Lobo Mau anda lá devorando as criancinhas”. Eis que, na estrada do rio, o lobo, disfarçado de anjo, sugere que ela vá pelo caminho da floresta, porque o lobo andaria agora pela estrada do rio. Chapéu obedece, o lobo corre para a casa da avó, e o resto vocês já sabem.

Não sei se notaram, mas errada estava a mãe. Ao contrário do que disse à filha, o lobo estava na estrada do rio —caso contrário Chapéu não teria encontrado ele. O pecado da criança não foi desobedecer à mãe, mas seguir suas instruções.

Se tivesse ido pela floresta, não teria encontrado lobo algum.

E mais: se existe um lobo à solta, e a mãe sabe disso, qual o sentido de mandar sua filha passear pela estrada afora, “bem sozinha”? E pelo caminho errado! E pior: para levar doces, e não remédios, biscoitos funcionais, canja, vitamina C ou tantas coisas mais úteis a uma idosa doente. Precisava arriscar a vida da filha para entupir a mãe de glicose?

Só há uma conclusão a tomar quanto à mãe de Chapeuzinho: ela queria se ver livre da filha. E, quem sabe, da avó também. Talvez estivesse inclusive mancomunada com o lobo. A mãe é o lobo do homem. Não fossem os caçadores, teria conseguido se ver livre de toda a população inativa da sua família.

Ao ler os jornais ou ligar a TV, só consigo pensar na Chapeuzinho e na sua moral implícita: quem finge proteger você pode estar querendo matar você. Um presidente que manda a população sair às ruas no meio de uma pandemia só pode estar querendo se livrar dela. A única saída, para a Chapeuzinho e para a gente, é a desobediência.

“Vou ficar em casa, mesmo, mãezinha. Já a senhora pode ir para o inferno, com todo o respeito. E enfia esses doces no rabo, que a vovó é diabética.”

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas