Siga a folha

Presidente do Instituto Igarapé, membro do Conselho de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz, do Secretário-Geral. da ONU, e mestre em estudos internacionais pela Universidade de Uppsala (Suécia)

Feliz 2023 - Parte 2

Que a minha predição final da coluna de outubro de 2018 esteja correta

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em outubro de 2018, publiquei uma coluna neste jornal intitulada "Feliz 2023!". Era quase véspera do segundo turno das eleições presidenciais daquele ano, e me senti na obrigação de alertar sobre a desconstrução que estava por vir. Fiz o exercício de imaginar como seriam os próximos quatro anos, sob um governo de um falso líder populista-autoritário que falava abertamente sobre suas (péssimas) ideias e intenções de desconstrução —para quem quisesse ouvir.

Construí um cenário básico para três temas que, a meu ver, sofreriam juntamente com nossa democracia revezes monumentais, que comprometeriam o desenvolvimento humano, social e econômico do Brasil por décadas. Eram eles, educação, meio ambiente e segurança. Infelizmente, eu não estava errada, diria que fui até cautelosa em meu modesto exercício preditivo, mas que passei longe de imaginar todas as dimensões e a escala do estrago deste desgoverno que chega finalmente ao fim.

Meu desejo para o ano que se aproxima é que o novo governo Lula —eleito com o apoio de lideranças de uma frente ampla, faça jus ao voto de confiança que recebeu - Ricardo Stuckert - 22.dez.22/Divulgação

Não poderia naquele momento prever a pandemia da Covid-19, e, portanto, não incluí a catástrofe humanitária agravada por um governo irresponsável e negacionista. No final de 2022, estamos chegando à marca de 700 mil mortes no país, a maioria das quais poderia ter sido evitada. Tampouco imaginei que a fome regressaria em larga escala, uma vergonha sem tamanho para um país produtor e exportador global de alimentos. Difícil encontrar palavras para expressar tamanha crueldade.

Nos últimos quatro anos, vimos também as desigualdades existentes se acentuarem sobremaneira. Conforme a pandemia se alastrava, o desgoverno promovia medidas anticientíficas e deixava as pessoas à mercê de sua própria sorte. Neste período, globalmente, os ricos ficaram mais ricos, e os pobres ficaram mais pobres. E isso não ocorreu apenas entre os países, mas também dentro deles. No Brasil e mundo afora há 4 bilhões de pessoas desprotegidas. E uma coisa é certa: não podemos deixá-las para trás.

Como mencionei em minha coluna anterior, é hora de olhar para frente e correr atrás do tempo perdido. É tempo de (re)construção. Os retrocessos e as perdas foram enormes, mas a sociedade despertou para uma cidadania ativa que será fundamental para enfrentar os desafios que temos pela frente. Precisamos nos preparar para uma incerteza radical e encontrar maneiras de construir solidariedade, confiança e ação coletiva em um momento de volatilidade, complexidade e de mudanças sem precedentes.

E só conseguiremos atravessar as tempestades que estão no horizonte se passarmos a escolher lideranças à altura de nossos desafios. Precisamos deixar para trás de uma vez por todas a ideia equivocada de que líderes são salvadores da pátria, pais ou mães, heróis ou mitos. Para além de votar certo, devemos aprender a apoiar nossos líderes quando estiverem no caminho certo e a cobrá-los com independência sempre que haja algum desvio de rota, exigindo que, além de terem as melhores intenções, usem o conhecimento de ponta disponível e reúnam os melhores times.

Meu desejo para o ano que se aproxima é que o novo governo —eleito com o apoio de lideranças de uma frente ampla, faça jus ao voto de confiança que recebeu. E que a minha predição final da coluna de outubro de 2018 esteja correta:

"Chegamos a 2023. Ufa. Que alívio. Passamos por anos terríveis, mas finalmente começamos a superar a polarização que quase destruiu nossa nação. Uma nova força se aglutinou na sociedade. (...) O Brasil é muito importante para falhar. E o povo entendeu isso. Conseguimos deixar as diferenças de lado e focar em nossos objetivos comuns."

Feliz 2023!

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas