Siga a folha

Organização pede que Governo de SP desqualifique instituições investigadas por desvios na saúde

Secretaria de Saúde afirma que iniciou um pente-fino e reavaliação nos contratos e convênios da pasta

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Ibross (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde) enviou um ofício na semana passada ao secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, pedindo que o Governo de SP desqualifique instituições que são investigadas pelo Ministério Público de SP de supostamente desviar recursos da saúde.

PENTE FINO

O Ibross também pede que os contratos para gestão de serviços estaduais firmados com as instituições Santa Casa de Pacaembu e Santa Casa de Birigui sejam rompidos.

Fachada de um dos prédios do Ministério Público na capital paulista - Adriano Vizoni - 29.ago.2014/Folhapress

RISCO

​“As denúncias são extremamente graves e podem colocar em risco não somente a capacidade do poder público em qualificar e escolher entidades parceiras para a administração de hospitais e outros serviços do SUS, como também pôr em xeque a credibilidade do modelo de organizações sociais de saúde”, diz o texto. O ofício é assinado pelo presidente da entidade, Renilson Rehem de Sousa.

REAVALIAÇÃO

A secretaria afirma que colaborou com os órgãos responsáveis nas investigações e que iniciou um pente-fino e reavaliação nos contratos e convênios da pasta com as organizações sociais. “Os mesmos serão rescindidos, se detectada qualquer irregularidade ou problemas de gestão”, diz em nota.

COLABORAÇÃO

A Santa Casa de Pacaembu não respondeu. A Santa Casa de Birigui diz que a entidade “não é investigada, porém tem colaborado com as autoridades no sentido de elucidação de atos de terceiros que porventura tenham causado prejuízo ao erário e a própria Santa Casa”.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas