Siga a folha

Defensoria quer saber se missa na Sé vetou pessoas em situação de rua

Denunciantes teriam sido impedidos de participar de comemorações do aniversário de São Paulo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo oficiou órgãos da capital e do estado questionando por que pessoas em situação de rua supostamente teriam sido impedidas de participar de comemorações do aniversário da capital paulista neste ano, no dia 25 de janeiro.

Missa presidida pelo cardeal arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, na Catedral da Sé, em São Paulo - Rivaldo Gomes - 25.jan.2022/Folhapress

De acordo com a defensora pública federal Ana Lúcia Faria de Oliveira, a DPU foi procurada por lideranças da população em situação de rua. Elas relataram terem sido barradas ao tentarem assistir à missa na Catedral da Sé e participar de festividades no Pateo do Collegio, ambos na região central da cidade.

As restrições teriam sido impostas por guardas municipais e policiais militares, segundo os denunciantes.

Os ofícios foram encaminhados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana da capital paulista e à Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo. As pastas são questionadas se foi emitido comando para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar barrarem esse grupo de pessoas —e de quem teria partido a iniciativa.

Em nota, a Polícia Militar diz que não recebeu ofício e que seus policiais aturaram somente nas áreas externas da Catedral e de outros estabelecimentos, sem nenhuma participação em qualquer controle de acesso.

"A Polícia Militar informa que o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1, responsável pelo policiamento na região central da cidade de São Paulo, não recebeu nenhum documento da Defensoria Pública da União. No dia 25 de janeiro, o policiamento na região da Praça da Sé e Pátio do Colégio foi intensificado para garantir a segurança da população", afirma.

Procurada pela coluna, a secretaria municipal não respondeu.


EM FAMÍLIA

O cantor Fábio Jr com os filhos atores, Cleo Pires e Fiuk, no set do filme 'Me Tira da Mira' - Larissa Marques

Fábio Jr., Cleo Pires e Fiuk estarão juntos pela primeira vez no cinema. Pai e filhos contracenam na comédia policial "Me Tira da Mira", do diretor Hsu Chien, que estreia em 17 de março. "Imagina só o orgulho do papai aqui! Produção da minha filhota [Cleo], elenco incrível, roteiro, direção. E ainda poder contracenar pela primeira vez nós três foi muito lindo! A gente se divertiu, se emocionou", diz o cantor.

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas