Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Empresa de obra do metrô repudia vídeo sexista que culpa funcionárias por acidente

Montagem com imagens de mulheres que atuam na construção é misógina e desrespeitosa, diz Acciona; Eduardo Bolsonaro postou material

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A empresa espanhola Acciona, responsável pela construção da linha 6-laranja do metrô, repudiou um vídeo de teor sexista, espalhado em redes sociais, que atribui à participação de mulheres na obra o acidente que abriu uma cratera na marginal Tietê e interditou a via.

"A companhia considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras", afirmou a Acciona em nota enviada à coluna.

Um dos que compartilharam o vídeo é o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Perfis bolsonaristas usaram o material para atacar o governo João Doria (PSDB), que concedeu à construtora a obra e a operação da linha 6-laranja do metrô.

A montagem utilizou trechos de um filme institucional publicado no YouTube pela Acciona em dezembro de 2020. O material original exaltava a participação de mulheres no empreendimento, destacando a contratação de engenheiras para o canteiro de obras e de outras profissionais envolvidas diretamente nos trabalhos.

Na versão feita agora, para relacionar o rompimento na pista à participação feminina e questionar a competência das profissionais unicamente por causa do gênero delas, imagens e falas de entrevistadas foram tiradas de contexto e ridicularizadas.

A Acciona disse que "lamenta profundamente o teor dessa videomensagem que circula em redes sociais" e que "estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso".

O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) também emitiu nota em que repudia o ataque e afirma que "atos como esse não serão tolerados".

Com a edição, cenas do desabamento parcial da pista da marginal e do vazamento de esgoto foram inseridas entre depoimentos de empregadas da Acciona. Nas falas de 2020, elas destacavam o fato de a construção ser "um projeto grandioso, a maior obra de infraestrutura do Brasil no momento" e uma obra que "vai beneficiar muita gente em São Paulo".

A versão compartilhada por Eduardo Bolsonaro, semelhante ao vídeo que já estava circulando em redes sociais e grupos de WhatsApp, foi ainda acompanhada de uma trilha sonora que busca dar viés humorístico ao material.

O filme divulgado pelo deputado no Twitter incluiu ainda trecho de uma entrevista do governador Doria e imagens do tucano dançando em eventos públicos —a família Bolsonaro rivaliza com Doria na arena eleitoral e endossa ataques de cunho pessoal contra ele.

O parlamentar escreveu na postagem: "'Procuro sempre contratar mulheres', mas por qual motivo? Homem é pior engenheiro? Quando a meritocracia dá espaço para uma ideologia sem comprovação científica o resultado não costuma ser o melhor. Escolha sempre o melhor profissional, independente da sua cor, sexo, etnia e etc".

Em resposta ao post de Eduardo, o secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula, escreveu: "Brincar de lacração colocando vidas em jogo, que absurdo!".

Já a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP), que é alinhada o bolsonarismo em vários temas, contestou a publicação do filho do presidente e sugeriu que ele a deletasse.

"Deputado, o senhor é pai de menina. Está sendo injusto com as moças. Vamos aguardar apurar responsabilidades. Quer criticar o Doria? É da política e da democracia, mas essa postagem é desnecessária. Lembra quando sua esposa foi desrespeitada e exposta no trabalho? Melhor apagar", escreveu.

Outras edições semelhantes que passaram a circular depois do acidente, na terça-feira (1º), e foram compartilhadas por perfis alinhados ao bolsonarismo e críticos a Doria, continham ainda expressões em texto na tela, em tom de ironia e preconceito.

Sobre a fala de uma das funcionárias da Acciona de que era "uma das várias mulheres que compõem o time da Acciona", apareceu a pergunta: "PQP tem mais ainda? :/".

Também na montagem, uma foto de três profissionais mulheres diante de uma placa com o nome da empresa foi acompanhada da legenda: "As grandes guerreiras!". E, quando uma entrevistada diz que "a maioria das mulheres hoje estão na obra de infraestrutura", é inserida a frase: "Tá explicado...".

No momento em que outra contratada, uma engenheira agrimensora, afirma que "tem uma barreira na engenharia em relação às mulheres", aparece a questão: "Por que será, né?".

Efeitos de imagem e som usados com fim de ironia também foram aplicados no momento em que uma engenheira de planejamento ressalta, na gravação de 2020, "o impacto que ela [a obra] vai ter na cidade". A frase dita pela mulher na sequência, de que "é um sonho" participar de algo grandioso, é replicada com a frase na tela: "Não, amiga. É um pesadelo", com novas imagens do acidente.

"Obrigado, meninas. A população de São Paulo agradece" é a frase que encerra a montagem.

As falas, originalmente, celebravam a presença feminina na construção do metrô. Uma das entrevistadas que tiveram a imagem usada na montagem, do setor de recursos humanos, disse que procurava contratar mulheres para obras de infraestrutura. Outras participantes também tiveram rosto e nome expostos.

Em redes sociais, comentários criticaram a política de contratação de mulheres, vinculando o programa de igualdade de gênero ao acidente ocorrido nesta semana. A cratera se abriu na pista local da marginal Tietê em decorrência do rompimento de um coletor de esgoto que passa ao lado do local.

No fim da tarde desta quinta-feira (3), foi liberada a pista central da marginal, que estava interditada desde a manhã de terça e recebeu uma intervenção para concretagem. Com o despejo de 4.000 m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, e 12 mil m³ de pedras, o buraco foi coberto.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) também se aproveitou do acidente para fazer piadas e atacar indiretamente a gestão Doria. "Semana que vem a gente conclui a transposição do [rio] São Francisco. Em São Paulo, eu vi a transposição do Tietê", disse o presidente, entre risos, a apoiadores.

Procurado, o Governo de São Paulo não comentou a menção ao governador no vídeo de tom sexista.

O Crea-SP disse, em defesa das profissionais ligadas à Acciona, que "não compactua com condutas preconceituosas, que incitam a circulação de informações falsas e o desrespeito". Afirmou ainda manifestar "todo o seu apoio às profissionais mulheres".

Como mostrou a coluna Painel S.A., a Infra Women Brasil, organização de mulheres fundada em 2020 para defender a diversidade de gênero no setor de infraestrutura, também se mobilizou contra a divulgação do vídeo de caráter preconceituoso.

A espanhola Acciona é a empresa que assumiu em 2020 a PPP (parceria público-privada) com o governo estadual para a construção da linha-6 laranja. A companhia é sócia majoritária da concessionária Linha Uni, dona da operação da futura linha de metrô até 2044.

No vídeo original, publicado pela companhia em 2020 para salientar a presença de mulheres na área de infraestrutura, a abertura da linha-6 foi descrita como não somente uma grande obra, mas também "um projeto onde a diversidade e o impacto social são aspectos essenciais".

Leia a íntegra da nota da empresa Acciona:

"A Acciona, como uma empresa que tem o respeito à diversidade como um dos pilares de sua política de ESG, lamenta profundamente o teor dessa videomensagem que circula em redes sociais. A companhia considera o conteúdo misógino e extremamente desrespeitoso com nossas colaboradoras. A Acciona tem programas especiais de estímulo à contratação de mulheres, inclusive na área de construção, e se orgulha dos seus profissionais. A empresa estuda as medidas judiciais cabíveis ao caso."

JOELMIR TAVARES (interino), com LÍGIA MESQUITA, BIANKA VIEIRA e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.