Siga a folha

Suplicy diz ter feito mais de 11 mil atendimentos em seis anos como vereador

Parlamentar se despede da Câmara na próxima semana para assumir como deputado estadual

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O deputado estadual eleito Eduardo Suplicy (PT) diz ter feito, nos últimos seis anos, 11.666 atendimentos a pessoas, movimentos sociais e organizações que procuraram o seu gabinete na Câmara Municipal da capital paulista.

O parlamentar se despede da Casa na próxima semana, quando tomará posse na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Eduardo Suplicy chega ao colégio Brazilian International School, em São Paulo - Marlene Bergamo - 7.out.2018/Folhapress

De acordo com um balanço feito pela equipe do petista, a maior parte (29%) das demandas recebidas entre 2017 e 2022 versava sobre o próprio mandato, incluindo pedidos de agenda, assuntos partidários e solicitações de informação, entre outros.

Em seguida aparecem pedidos relacionados a emprego e renda (13,1%), a proteção social (8,8%), com questões relacionadas a equipamentos de acolhimento e denúncias de violação de direitos das pessoas em situação de rua (8,8%), e saúde (7,1%), com solicitações de auxílio para obter atendimento.

Foram recebidas também demandas jurídicas (5,1%). De acordo com o balanço, a maior parte delas consistiu em orientações, uma vez que muitas das pessoas que procuravam o gabinete não sabiam que poderiam contar com o atendimento gratuito oferecido pela Defensoria Pública de São Paulo.

O balanço sobre os dois últimos mandatos de Eduardo Suplicy como vereador será publicado na próxima segunda-feira (13). Na ocasião, ele realizará um encontro no plenário da Câmara Municipal para detalhar as atividades legislativas desempenhadas nos últimos seis anos.

Entre 2017 e 2023, de acordo com o documento, o vereador teria tido 92% de presença nas sessões do plenário da Casa, apresentado 183 projetos de lei, atuado em três CPIs como titular, beneficiado mais de 60 iniciativas da sociedade civil por meio de emendas parlamentares e participado de 3.104 compromissos.

Nas eleições do ano passado, Suplicy foi o candidato mais votado para deputado estadual em São Paulo, somando 807.0152 votos. Com a vitória, o petista voltará a ocupar o primeiro cargo que teve em sua carreira política.

Ele foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1978, pelo MDB. Em seguida, ajudou a fundar o PT e, em 1982, conquistou uma vaga de deputado federal.

Em 1985, perdeu a disputa para a Prefeitura de São Paulo. Um ano depois, foi derrotado na eleição para o governo do estado. Em 1988, foi o vereador mais votado na capital paulista e, em seguida, eleito presidente da Câmara Municipal.

Suplicy, no entanto, atuou por pouco tempo como legislador local. Em 1990, foi eleito senador, cargo que ocuparia até 2014, quando perdeu a reeleição.

Em 2016, o petista de novo foi o vereador mais votado nas eleições paulistanas, com 301 mil votos. Mas, em 2018, voltou a perder eleição para o Senado. Em 2020, foi eleito vereador —mais uma vez, como o mais votado, com 167 mil preferências.


RINDO À TOA

O ator, diretor, humorista e apresentador Fabio Porchat recebeu convidados na estreia do stand-up "Histórias do Porchat", realizada no Teatro das Artes, em São Paulo, na semana passada. A atriz Miá Mello e a empresária Yara Souza estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas