Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus

Ação nas ruas de NY pedirá que Lula 'faça história' e nomeie mulher negra para o STF

Iniciativa é encabeçada pela Coalizão Negra por Direitos e por outras 18 organizações

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma ação em defesa da nomeação de uma ministra negra para o STF (Supremo Tribunal Federal) será levada às ruas de Nova York na quinta-feira (21). Telões digitais acoplados em um caminhão exibirão um chamamento para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atenda à demanda.

Caminhão exibe campanha por mulher negra no STF nas ruas de Nova York, nos EUA, nesta quinta-feira (21) - Divulgação

INTIMADO

"O Brasil só enfrentou a fome quando teve um presidente que sabe o que é passar fome. O Brasil só vai enfrentar as injustiças quando o Judiciário refletir a diversidade da população. Lula, é hora de fazer história mais uma vez. O Brasil quer uma mulher negra no STF", dirá o texto, que será exibido em partes.

AGENDAS

A iniciativa é encabeçada pela Coalizão Negra por Direitos e por outras 18 organizações. O petista viajou a Nova York para a Assembleia-Geral da ONU e deveria ficar na cidade até esta quinta, mas antecipou a sua volta.

TUDO EM TODO LUGAR

Além da cidade americana, uma ação simultânea deve ocorrer em Brasília, onde serão exibidos, em um telão, imagens e um áudio em defesa da nomeação de uma ministra negra. O local da intervenção ainda é mantido em sigilo.

CADEIRA VAZIA

A vaga pleiteada pelas organizações atualmente é ocupada pela presidente da corte, Rosa Weber, que se aposentará no próximo mês.

HISTÓRICO

O STF tem hoje nove homens entre seus 11 integrantes. Se Rosa não for substituída por outra indicada, Cármen Lúcia será a única no tribunal. Em mais de cem anos de história, apenas três mulheres foram nomeadas para o Supremo —nenhuma delas era negra.

PONTE AÉREA

No mês passado, cartazes cobrando a indicação de uma mulher negra ao Supremo foram fixados na avenida Paulista. Durante a cúpula do G20, na Índia, painéis foram distribuídos ao longo da principal via de saída do aeroporto de Nova Déli, por onde Lula e outros chefes de Estado chegaram ao país. No dia 12 deste nês, foi exibido na Times Square, em Nova York, o teaser de um curta-metragem sobre o tema.

ASSIM SEM VOCÊ

O ator Lucas Penteado recebeu convidados na pré-estreia do filme "Nosso Sonho", em que ele interpreta o cantor Claudinho, da dupla com Bocheca. O diretor do longa, Eduardo Albergaria, prestigiou a sessão, que ocorreu no Kinoplex Vila Olímpia, em São Paulo, na noite de segunda-feira (18). O cantor Rael compareceu.

com BIANKA VIERA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas