Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Abaixo-assinado de alunos de Direito da PUC-SP defende professora negra para o STF

Lucineia Rosa é professora na universidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Centro Acadêmico 22 de Agosto, dirigido por alunos do curso de direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), elaborou um abaixo-assinado em apoio à indicação da advogada e professora Lucineia Rosa dos Santos para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O documento será lançado nesta quarta-feira (20) e ficará aberto para novas adesões online. A atual presidente da corte, a ministra Rosa Weber, se aposentará no próximo mês.

A advogada e professora Lucineia Rosa - Arquivo Pessoal

Lucineia Rosa é uma mulher negra, formada em direito pela PUC-SP e doutora em direitos humanos pela mesma universidade. Há uma mobilização de advogados, movimentos sociais e diversas entidades para que a vaga seja ocupada por uma mulher, se possível negra.

O STF tem hoje 9 homens entre seus 11 integrantes. Se Rosa não for substituída por outra mulher, Cármen Lúcia será a única no tribunal. Em mais de cem anos de história, apenas três mulheres foram nomeadas para o Supremo.

No manifesto, o 22 de Agosto afirma que, "em um país de maioria da população feminina e de pessoas pretas e pardas, é inexplicável o fato de nunca antes ter havido uma ministra negra" no Supremo.

"Nomear a professora Lucineia, então, é um avanço no combate ao racismo constante na sociedade brasileira [...]. Sua presença influenciará positivamente a interpretação e aplicação da lei em casos relacionados a questões raciais e de gênero, trazendo uma perspectiva sensível e empírica para julgamentos que envolvem discriminação racial, violência de gênero e outras formas de injustiça sociais", afirma ainda o texto.

E segue: "Entendemos que a indicação de uma mulher negra ao STF é fundamental para a promoção dos direitos humanos no Brasil, pois fortalece a representatividade, o combate ao racismo e, principalmente, a adoção de uma hermenêutica jurídica que entenda o espírito constitucional de proteção e garantia dos direitos fundamentais e sociais".

Como mostrou a Folha, a menos de duas semanas da aposentadoria de Rosa Weber, o presidente Lula (PT) ainda não bateu martelo sobre quem indicará para o posto. Em uma frente, o ministro da Justiça, Flávio Dino, ganhou força na disputa.

Lula, como revelou a coluna em junho deste ano, quer nomear alguém com quem tenha proximidade suficiente para dialogar com naturalidade, e sem intermediários.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.