Siga a folha

Bar Balcão, em SP, seguirá aberto após incorporadora desistir de construir prédio no lugar

Inaugurado em 1994, estabelecimento virou ponto de encontro de escritores, jornalistas e artistas plásticos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A indefinição acabou. O Bar Balcão, que funciona há quase 30 anos no número 150 da rua Dr. Melo Alves, nos Jardins, em São Paulo, não corre mais o risco de fechar.

Segundo o dono do comércio, Francisco Millan, o Chico, a incorporadora que pretendia comprar o imóvel e outros ao redor para a construção de um prédio desistiu do negócio. "Graças a Deus [não vai fechar]. Você viu que milagre?", disse ele à coluna.

Bancada e cadeiras do bar Balcão, nos Jardins - Almeida Rocha/Folhapress

Com seu enorme balcão que ocupa todo o salão e é rodeado por banquetas altas, o bar virou ponto de encontro de escritores, jornalistas e artistas plásticos. Em março de 1994, o Balcão vai comemorar três décadas no mesmo ponto, na esquina com a alameda Tietê.

Chico disse que a incorporadora não conseguiu comprar um dos apartamentos envolvidos no projeto. Na vizinhança, os rumores são de que um dos herdeiros do imóvel não quis assinar a venda. Ele seria uma pessoa simples, que mora no interior de Minas Gerais.

A notícia da permanência do Balcão foi publicada no perfil oficial do bar no Instagram. "A vida tem dessas coisas, uma pessoa simples pode parar o empreendimento de um grande fundo americano", diz o texto na rede social. O estabelecimento também agradeceu a mobilização pela permanência do bar, que contou com o apoio de mais de 8.000 pessoas em um abaixo-assinado.

Chico afirma que na noite de sexta (10) os frequentadores do Balcão comemoraram a notícia. A jornalista Sandra Annenberg foi uma delas.

"A melhor notícia dos últimos tempos: o @barbalcao NÃO vai fechar! Chegamos na hora da comemoração. Que felicidade!!!", escreveu ela em suas redes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas