Siga a folha

Artistas usarão camisa criada por Ronaldo Fraga em campanha por justiça em Brumadinho

Marcos Palmeira, Dira Paes e Letícia Spiller são alguns dos famosos que usarão a peça

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O estilista Ronaldo Fraga assina a camiseta que será usada em uma campanha que pede justiça pela tragédia em Brumadinho (MG), cinco anos após o rompimento da barragem da Vale. Convidado pela Avabrum, associação que reúne familiares e vítimas do rompimento, o mineiro desenhou um olho que chora uma lágrima de lama e sangue.

Na criação de Fraga, o olho é acompanhado da frase "a lama ainda está, ainda está a lama, há lama ainda".

Camisas serão usadas em campanha por justiça em Brumadinho, cinco anos após tragédia - Divulgação/Legado de Brumadinho

"É um crime que a gente não pode esquecer. Principalmente porque barragens continuam rompendo no país", diz o estilista à coluna. "Acho importante que [a tragédia] seja lembrada o tempo inteiro, e essa indignação nunca seja aplacada."

Marcos Palmeira, Dira Paes, Marcello Novaes, Letícia Spiller e Christiane Torloni são alguns dos 85 artistas que já confirmaram que usarão a peça durante a campanha —serão distribuídas 500 unidades, no total.

O Projeto Legado de Brumadinho e a Avabrum são responsáveis pela campanha "Vista Essa Camisa —Brumadinho— Cinco Anos sem Justiça". As associações afirmam que nenhuma pessoa foi punida ou levada a julgamento desde janeiro de 2019, quando ocorreu a tragédia.

"Os familiares das 272 vidas perdidas no rompimento da barragem da Vale em Brumadinho jamais esquecerão, e não vamos deixar que esqueçam. Como a arte que ele [Ronaldo Fraga] fez para a camiseta, as lágrimas de lama e sangue continuam a ser derramadas, a dor continua latente e nossa esperança por Justiça também", diz a Avabrum.


FOLHETIM

A atriz Theresa Fonseca interpretará Mariana no remake de "Renascer" - Fabio Rocha/TVGlobo

A atriz Theresa Fonseca terá a missão de dar vida a Mariana, uma das personagens mais polêmicas de "Renascer", na Globo. Na história, a jovem é disputada por pai e filho, José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva), respectivamente. Na versão original da trama, em 1993, o papel foi feito por Adriana Esteves, que tinha 22 anos na época.

Theresa assumirá o desafio aos 26 anos e após uma única experiência em novela na TV aberta. Ela fez "Mar do Sertão" (Globo), em 2022, como a romântica Labibe. "Eu estou muito empolgada e extremamente feliz de poder contar essa história. A Mariana é uma personagem que me instiga em lugares que eu não tinha visitado ainda", diz

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas