Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Parentes de vítimas de Brumadinho organizam quatro dias de atos cinco anos após a tragédia

Associação cobra responsabilização da Vale, Tüv Süd e outros 16 réus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Avabrum, associação que reúne familiares e vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), realizará homenagens e protestos ao longo de quatro dias deste mês para marcar os cinco anos da tragédia, que ocorreu em 25 de janeiro de 2019.

A mobilização começará no próximo dia 21 com um passeio ciclístico em homenagem às vítimas. No dia 22, uma segunda-feira, a associação promoverá um seminário sobre o rompimento da barragem na Câmara Municipal de Brumadinho.

Imagem aérea mostra mega pintura feita em um gramado representando duas mãos entrelaçadas
Em 2022, artista plástico francês Saype fez pintura em memória da tragédia de Brumadinho (MG) - Saype/Divulgação

Na noite do dia 24, uma carreata sairá do Cemitério Parque das Rosas —onde foram enterradas as vítimas do rompimento— e seguirá até o Letreiro de Brumadinho. No final do trajeto, será realizada uma oração pelas famílias.

Já para o dia 25, quando o incidente completará cinco anos, a Avabrum prepara um "ato em homenagem às 272 vítimas levadas pela lama de rejeito de mineração", que será transmitido ao vivo.

Segundo a associação, as atividades "buscam homenagear as 272 vítimas e lembrar que, até hoje, ninguém foi responsabilizado pela Justiça e punido por essa bárbara tragédia-crime".

Em seus perfis nas redes sociais, a associação tem publicado a história de uma vítima por dia, com relatos de familiares.

"Os familiares das vítimas de Brumadinho seguem mobilizados para que o processo na Justiça Federal, que busca responsabilizar a Vale, a Tüv Süd (empresa que emitiu o certificado) e outros 16 réus, avance e tramite de forma célere, para que todos saibam que a vida deve estar sempre em primeiro lugar", afirma uma das postagens.

Como mostrou a Folha, a associação enviou um ofício ao presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, pedindo revisão de multa de R$ 18 mil para a empresa de consultoria em barragens Tüv Süd —a área técnica do órgão havia recomendado o valor de R$ 22,7 milhões.


GARFO E FACA

As atrizes Alessandra Negrini e Marisa Orth prestigiaram a festa em comemoração aos 30 anos do restaurante Spot, localizado na região da avenida Paulista, em São Paulo. O fotógrafo Bob Wolfenson
também participou do evento, que ocorreu na noite de segunda (8).

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.