Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus CNJ

Barroso quer reduzir nota de corte para pessoas com deficiência em exame da magistratura

Proposta será levada pelo ministro ao plenário do CNJ

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luís Roberto Barroso, quer reduzir a nota de corte para pessoas com deficiência que forem prestar o Exame Nacional da Magistratura (Enam). A proposta será levada pelo ministro ao plenário do órgão nos próximos dias.

A prova será realizada em 14 de abril deste ano. Seu edital, lançado na quarta-feira (7), estabeleceu a redução inédita da nota de corte para negros e indígenas. A ação afirmativa, contudo, não foi estendida a pessoas com deficiência, que contam apenas com um tempo maior para a conclusão do exame.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF - Adriano Vizoni - 23.out.23/Folhapress

Barroso, que é também presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), entende que a concessão do tratamento ao grupo é uma reivindicação legítima. No CNJ, ele irá sugerir que pessoas com deficiência tenham a nota de corte reduzida de sete para cinco no Enam. A decisão final caberá ao plenário.

Considerado uma espécie de filtro para o ingresso de juízes na carreira, o exame nacional recebeu mais de 12 mil inscrições em menos de 48 horas após a sua abertura. A expectativa é que as adesões ultrapassem a marca de 50 mil, podendo alcançar 100 mil inscritos até 7 de março, quando o prazo será encerrado.

O Enam é coordenado pelo ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Mauro Campbell, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas