Siga a folha

Descrição de chapéu violência STF São Paulo

Ouvidor quer entregar vídeos a Barroso para mostrar que câmeras de SP protegem a vida de PMs

Decisão de ministro do STF permite que governador Tarcísio de Freitas altere modelo atual do equipamento

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O ouvidor das Polícias de São Paulo, Claudio Aparecido da Silva, vai pedir um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, para apresentar dados em defesa da manutenção do modelo atual de instalação de câmeras corporais no uniforme de policiais militares.

O ouvidor das Polícias de São Paulo, Claudio Aparecido da Silva, na sede da ouvidoria, no centro de São Paulo - Eduardo Knapp - 2.mai.2024/Folhapress

PROTEÇÃO

"É o sistema que garante a maior proteção dos policiais e da população", diz ele. O modelo que será adotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue o ouvidor, vulnerabiliza os policiais ao deixar sob a responsabilidade deles o ato de ligar e desligar a câmera.

PROTEÇÃO 2

Ele diz que levará vídeos ao encontro que provam a sua tese. Um dos exemplos citados é o do PM da Rota Samuel Wesley Cosmo, que foi morto em Santos em fevereiro.

DIGITAL

"A câmera corporal do Wesley foi fundamental para identificar o assassino", diz Claudio.

DIGITAL 2

"Se policiais estão em uma ronda de rotina e são atacados repentinamente, vão se lembrar de ligar as câmeras? É claro que não", afirma.

DIGITAL 3

Ele diz também que diversas acusações de abusos contra PMs são desmentidas pelas câmeras corporais.

DIGITAL 4

"Há pouco tempo um jovem foi morto em Paraisópolis [bairro de SP]. As câmeras mostraram que os PMs ajudavam um cadeirante quando perceberam a presença de um rapaz suspeito e tentaram abordá-lo. Ele correu, foi para cima de outra policial". Só então houve tiros e o óbito.

TUDO CERTO

"As imagens mostraram que os agentes seguiram todos os protocolos", afirma o ouvidor.

TIRA-TEIMA

Em relação às queixas de abordagens truculentas, as imagens também são fundamentais. "Se deixarem de ser gravadas rotineiramente, nunca poderemos saber se a queixa de um cidadão contra um policial é pertinente ou não", conclui Claudio.

EM LINHA

Nesta semana, Barroso determinou que o governo Tarcísio de Freitas siga as normas do Ministério da Justiça para a aquisição dos equipamentos.

ROTINA

A pasta orienta a gravação de praticamente todo o turno de trabalho dos PMs. Mas não obriga que as câmeras funcionem de forma automática e sem interrupções.

BOTÃO

O governador já anunciou que comprará câmeras que serão ligadas e desligadas pelos próprios PMs —ou remotamente, mas por agentes da própria corporação.

BATE-PAPO

A escritora Conceição Evaristo participou da programação do Rio2C, festival dedicado à indústria criativa realizado na capital fluminense na semana passada. O cantor Compadre Washington e o streamer Casimiro estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas