Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Chico Buarque revisita criações musicais para o cinema em série inédita do canal Curta!

Entrevista vai ao ar no próximo dia 17

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cantor Chico Buarque revisitou sua participação na trilha sonora de clássicos do cinema brasileiro como "Quando o Carnaval Chegar", "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "Os Saltimbancos Trapalhões" em entrevista para a série "Na Trilha do Som", dirigida pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Janot.

Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia em 'Quando o Carnaval Chegar', de Cacá Diegues
Nara Leão, Chico Buarque e Maria Bethânia em 'Quando o Carnaval Chegar', de Cacá Diegues - Arquivo Cinemateca Brasileira

O artista conta, por exemplo, que a música "Bye, Bye, Brasil", tema de filme homônimo de Cacá Diegues, foi composta em diálogo com o cineasta. Ele afirma que uma versão inicial da composição "não tinha fim" e trazia "uma enxurrada de versos".

"Toda a ideia da letra foi o Cacá que me deu. O que ele queria dizer está lá. Com as minhas palavras e tal, mas foi mais ou menos acordado entre nós", afirma Chico. "Tinha um verso que falava qualquer coisa de Maceió, e ele falou: 'Não, não, deixa Maceió em paz', que é a cidade dele", conta, gargalhando.

Chico Buarque durante a gravação de episódio da série "Na Trilha do Som", dirigida pelo jornalista e crítico de cinema Marcelo Janot e exibida no canal Curta! - Divulgação

No episódio, o artista também fala sobre a primeira memória que tem de uma ida ao cinema e responde com uma negativa ao ser estimulado a compor uma música para um filme hipotético sobre a sua vida.

"Isso eu não faria. Cabotinismo tem limites", afirma Chico. "Fazer uma música para um filme sobre mim? Não", segue ele, rindo. "A gente está fazendo sempre todo um esforço para sair da cabeça da gente."

A entrevista inédita com o cantor carioca vai ao ar no canal Curta! no próximo dia 17, na véspera de seu aniversário de 80 anos. A série que aborda o universo das trilhas sonoras no cinema brasileiro tem oito episódios e ouve artista como Gilberto Gil, André Abujamra, DJ Dolores e David Tygel.


BATE-PAPO

A escritora Conceição Evaristo participou da programação do Rio2C, festival dedicado à indústria criativa realizado na capital fluminense na semana passada. O cantor Compadre Washington e o streamer Casimiro estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.