Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 Governo Lula

Janja pede ingresso para ver jogo da seleção feminina de futebol contra o Japão em Paris

Competição foi a única, até agora, pela qual a primeira-dama demonstrou interesse em ver

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, pediu ingresso para assistir ao jogo da seleção brasileira feminina de futebol contra o Japão nas Olimpíadas de Paris. A partida ocorrerá no dia 28 de julho.

Até agora, essa foi a única competição pela qual ela demonstrou interesse em ver.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao lado da ministra Anielle Franco durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília - Reuters

A mulher do presidente Lula (PT) deve chegar no dia 25 à capital francesa, onde deve ficar hospedada por apenas três dias. Ela deve viajar acompanhada de uma equipe de dez a 15 pessoas, incluindo seguranças.

Além de assistir à partida da seleção feminina, Janja deve visitar a Casa Brasil ao lado do presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo.

O espaço, promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), terá 5 mil metros quadrados e foi criado para receber torcedores de todo o mundo. Ele é patrocinado pela Embratur e pelo Sebrae e ficará localizado no Parc La Villete.

Como mostrou a coluna, Janja ainda está sem credencial para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos, no dia 26. A situação gerou tensão e corre-corre no governo, que mobilizou autoridades em busca de uma solução para o problema.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris convidou Lula para a abertura das Olimpíadas, e a credencial dele, caso solicitada, estaria garantida, na categoria de dignitário, a pessoa que ocupa alto cargo público.

O presidente, no entanto, anunciou na semana passada que não conseguirá ir à França e que Janja viajará para representá-lo.

O governo, agora, tem que contornar dois problemas: o anúncio de Lula foi feito a 15 dias dos Jogos, já fora do prazo estabelecido pelo COI para a confirmação de presença na festa. Em segundo lugar, Janja não pode simplesmente usar a credencial que seria dada ao presidente, por não ser dignitária.

Na segunda (15), integrantes do cerimonial da Presidência da República conversaram com pessoas do COB para que os brasileiros façam gestão junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o impasse seja resolvido.

Embora Lula seja próximo do presidente da França, Emmanuel Macron, a autoridade sobre tudo o que acontece nos Jogos Olímpicos é do Comitê Organizador.

Diplomatas próximos de Lula acreditam, no entanto, que o problema será contornado, já que o presidente tem excelentes relações com o COI —no segundo governo dele, o Brasil conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016.


ORAÇÃO AO TEMPO

A cantora Alaíde Costa foi aplaudida após a audição do seu novo álbum, "E o Tempo Agora Quer Voar". O evento ocorreu na noite de segunda-feira (15), em São Paulo, e contou com a presença do produtor musical Marcus Preto e do rapper Emicida. Ao lado do baterista Pupillo, os dois são produtores do novo trabalho da cantora.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas