Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu mídia jornalismo Europa

'The Germans are coming!' Grupo alemão compra site Politico e assusta mídia americana

'Murdoch da Alemanha', o Axel Springer, que já controlava o Insider, ganha mais peso na agenda de Washington

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O CEO do grupo alemão Axel Springer, Mathias Döpfner, justificou em entrevista ao jornal financeiro Handelsblatt a compra do site americano Politico por 630 milhões de euros, dizendo ser um veículo "altamente lucrativo, com margem de 30%" e "potencial enorme" (reprodução abaixo).

Dono do maior jornal da Alemanha, o tabloide Bild, e do Die Welt, o grupo já dividia o controle do Politico na Europa, onde o site se estabeleceu em 2014 para cobrir a região a partir de Bruxelas, com 200 jornalistas. Döfner projeta "internacionalizar" ainda mais o site.

Nos Estados Unidos, onde se concentra em Washington e nos bastidores do poder, o Politico tem 700 jornalistas. É o segundo grande investimento do Axel Springer no mercado americano, onde já adquiriu o Business Insider, hoje só Insider, em 2015.

No jornalismo americano, o portal Drudge Report soou alarme, "Os alemães estão chegando!", e até o New York Times alertou que o dono alemão "pode abalar a cena da mídia em Washington".

A maior parte das reações se deve ao viés conservador do grupo, chamado de "Murdoch da Alemanha", embora Döfner tenha defendido, no comunicado sobre a aquisição, "a necessidade de independência editorial e cobertura apartidária".

A compra da editora americana Simon & Schuster pela Bertelsmann, no final de 2020, já havia levantado críticas ao avanço dos "leviatãs" alemães de mídia nos EUA, por parte do próprio Rupert Murdoch.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas