Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu Coronavírus toda mídia

Sitiados pela quarta onda, alemães invejam êxito brasileiro 'apesar do negacionista'

'Cidadãos desafiam Bolsonaro' e se vacinam, ressalta imprensa da Alemanha; 'vitória para a ciência', segundo o Die Welt

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Dos principais, como o Frankfurter Allgemeine Zeitung, aos regionais, como o Die Rheinpfalz (capa abaixo, com a "capital mundial da vacinação"), os veículos alemães não escondem a admiração pelo combate à pandemia no Brasil, enquanto mergulham na quarta onda.

Vem assim há mais de uma semana, com o berlinense Der Tagesspiegel, por exemplo, destacando um pedido de Lula para os alemães se vacinarem. Mas agora se generalizou e o FAZ, talvez o mais influente do país, ressalta como os "Cidadãos desafiam o negacionista Bolsonaro". Do correspondente Tjerk Brühwiller:

"O Brasil passou por coisas ruins. Agora a luz pode finalmente ser vista no fim do túnel. A taxa de vacinação é alta. E mesmo o negacionista no palácio presidencial foi incapaz de evitar isso."

Sob o título "Brasil olha abismado para o caos alemão", na revista Der Spiegel, a correspondente Nicola Abé destacou uma cena presenciada e descrita em mídia social por um colega:

"Um barzinho em São Paulo. Dois homens sentados, bebendo cerveja. Há uma reportagem na TV sobre a dramática situação do coronavírus na Alemanha. Um deles pergunta, incrédulo: 'Na Alemanha, é mesmo?'. O outro: 'Sim, esses loucos não se vacinam'."

Tentando levantar "o que a Alemanha pode aprender", a Der Spiegel cita vários motivos, para concluir que, "acima de tudo, os brasileiros podem atribuir a si mesmo o sucesso: Como quase nenhuma outra população no mundo, eles confiam nas vacinas".

Por toda a cobertura, são títulos como "Uma vitória para a ciência" e "O sucesso da vacinação com que a Alemanha só pode sonhar", ambos no jornal Die Welt, e "Assim muda a maré" e "O milagre do Brasil —apesar de Bolsonaro", nos portais T-online e Web.de.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas