Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Damares pede investigação sobre gravação de 2018 em que líder do MBL cita estupro; veja vídeo

Renan Santos afirma que ato foi brincadeira entre amigos e diz que processará ministra

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A ministra Damares Alves (Direitos Humanos) afirma ter pedido que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos atue com relação a um vídeo em que o coordenador nacional do MBL (Movimento Brasil Livre), Renan Santos, diz que uma amiga poderá ser estuprada.

Ato organizado pelo MBL na avenida Paulista em defesa do impeachment de Bolsonaro, neste domingo - Danilo Verpa/Folhapress

O vídeo foi divulgado em redes sociais bolsonaristas neste domingo (12), mesmo dia em que o MBL organizou um ato pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista.

Segudo Santos, a filmagem é de novembro de 2018 e refere-se a uma brincadeira entre amigos, que estavam alcoolizados. O coordenador do MBL afirmou que vai processar Damares.

"Estupro não é brincadeira! Já pedi atuação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos! Inadmissível isto! Não vamos permitir que estes jovens que se dizem tão politizados façam uma 'brincadeira' desta!", escreveu a ministra numa rede social, no final de domingo, poucas horas após o vídeo ter começado a circular entre apoiadores do presidente. Ela acrescentou que pediria ao Ministério Público que investigue a autenticidade da gravação.

No filme, de 44 segundos, Renan dirige-se a amigos e diz algumas palavras depois repetidas em coro. Ele afirma que o grupo irá a um bar, o que teria sido negociado pela ativista Bárbara Tonelli.

"Se não formos permitidos de entrar, a Bárbara será estuprada", diz Renan, no que é aplaudido.

Em nota conjunta, Renan e Bárbara afirmam que o vídeo foi retirado de contexto e mostra "a confraternização de amigos". "Na ocasião, consumiam bebidas alcoólicas e e faziam brincadeiras e piadas entre si", dizem.

A nota diz ainda que a brincadeira foi "infeliz" e que Renan pediu desculpas prontamente por ela. "Somos amigos há mais de sete anos, nutrimos afeto e respeito mútuo. Jamais tivemos qualquer desavença por conta desse episódio, ocorrido há três anos, e seguimos amigos, por nos tratarmos de pessoas normais, que fazem piadas, erram e se arrependem", afirma. Ambos dizem que tomarão medidas judiciais contra quem divulgar o vídeo "maliciosamente".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas