Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Secretária do Ministério da Saúde citou países pobres para justificar veto a passaporte vacinal

Rosana de Melo afirmou que imunização não avançou em alguns locais do mundo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana de Melo, citou a baixa imunização em países pobres para justificar a política da pasta de não exigir vacinação para a entrada de turistas no país.

"Apenas 6% da população dos países de baixa renda está imunizada. Temos muito o que progredir. Ainda há muita iniquidade. É como a OMS diz: não basta ter vacina, é preciso vacinação. Infelizmente a gente não está conseguindo", disse ela na quarta-feira (8) à Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados.

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, durante o lançamento da campanha Mega Vacinação. - Marcelo Camargo - 20.nov.2021 / Agência Brasil

A audiência pública tinha como objetivo discutir a possibilidade de realização do Carnaval no ano que vem. A secretária afirmou que a posição atual do ministério é contrária ao evento, mas declarou ser necessário aguardar a evolução da pandemia até a proximidade da festa, que começa no dia 26 de fevereiro.

"Sabemos que mesmo o indivíduo estando com seu esquema vacinal completo, mesmo com dose de reforço, pode se contaminar. É um cenário extremamente propício para o surgimento de novas variantes e um risco muito grande de haver escape vacinal", disse Melo.

O ministro Luís Roberto Barroso determinou neste sábado (11) que o governo deve exigir comprovante de imunização para entrada de viajantes no Brasil.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas