Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Lira diz a aliados que falas de Bolsonaro a embaixadores foram desnecessárias

Presidente da Câmara também disse que crise é prejudicial eleitoralmente para o chefe do Executivo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em conversas com aliados, Arthur Lira (PP-AL) disse que a reunião que o presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou com embaixadores para repetir mentiras sobre as urnas eletrônicas e fazer ameaças golpistas foi desnecessária e prejudicial eleitoralmente.

O presidente da Câmara optou por não comentar a crise publicamente e tem sido criticado por isso. Segundo esses aliados, ele explicou o silêncio dizendo que não tem nem o que comentar sobre o encontro e que se manifestar criticamente só prejudicaria as candidaturas que ele mesmo apoia.

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, durante pronunciamento sobre a Petrobras - Pedro Ladeira-21.jul.2022/Folhapress

Em encontro com dezenas de embaixadores no Palácio da Alvorada na segunda-feira (18), Bolsonaro tentou desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.

Na ocasião, ele reciclou mentiras e teorias da conspiração, além de fazer ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A fala foi rebatida por Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, TSE, OAB, peritos e delegados da Polícia Federal, parlamentares de oposição e diversas outras instituições e entidades. Movimentos sociais avaliam retomar atos contra o presidente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas