Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu twitter

Twitter alega ameaça à integridade física do responsável por @Jairmearrependi para não revelar identidade

Recurso foi feito em decisão do TSE que determinou remoção de filtro pró-Lula imitando padrão visual de Ciro Gomes

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Twitter recorreu neste domingo (25) da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para expor a identidade do responsável pelo perfil @jairmearrependi. Argumenta ser uma determinação inadequada e despropocional, que coloca em risco a integridade física do internauta.

Para o Twitter, expor o responsável pelo perfil implicaria em prejuízo ao exercício legítimo de sua liberdade política, e o expõe a eventuais retaliações. Argumenta que o perfil foi criado com propósito humorístico, que a pessoa por trás dele exerceu sua liberdade política de forma expressiva e valiosa e que a não revelar sua identidade real faz parte da maneira como se engaja com temas de relevância pública.

Perfil de humor e sátira política foi alvo de ação da campanha de Ciro Gomes por filtro no Twitter - Reprodução/Twitter

Por fim, expô-lo pode resultar em devassa gratuita e desnecessária da sua vida privada, causando efeito silenciador e afetando sua liberdade de expressão.

A plataforma alega "obscuridade" na decisão e diz que punição semelhante só deveria ser aplicada quando há ofensa à honra ou à imagem de candidatos ou divulgação de informações falsas, o que não ocorre no caso, caracterizando intervenção desproporcional da corte eleitoral.

Na sexta-feira (23), a ministra Maria Cláudia Bucchineri determinou a retirada de um filtro temático no Twitter que mostra a frase "Prefiro Lula", em referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas mesmas cores de filtro utilizado pela campanha de Ciro Gomes (PDT), candidato rival. Deu ainda prazo de 24h para a plataforma identificar o responsável, sob pena de multa de R$ 50 mil diários.

O tema ganhou as redes com a hashtag #freejarime. O perfil Sleep Giants criticou a decisão e disse que após terem sido expostos, suas famílias receberam as primeiras ameaças.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas