Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Lobby armamentista promete resistir a 'revogaço' prometido por Lula

Presidente do Pro-Armas diz que setor gera empregos e que população não tem acesso a armamento mais pesado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Principal lobby armamentista do país o Pro-Armas promete resistir à intenção do futuro governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de revogar numa canetada decretos que facilitam o acesso a armas no país.

"Geramos 3 milhões de empregos, movimentamos 4,7% do PIB, com 5.000 empresas no setor. Não consigo ver a lógica de botar tudo isso no olho da rua no começo do governo", diz o presidente do grupo, Marcos Pollon, que também é deputado federal eleito pelo PL de Mato Grosso do Sul.

Marcos Pollon (PL-MS), organizador do movimento Pro-Armas, faz manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) - Pedro Ladeira-9.jul.2022/Folhapress

O revogaço foi anunciado, entre outros, pelo senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), cotado para ser o ministro da Justiça do futuro governo. Entre as promessas estão retirar das ruas armas de "grosso calibre".

Para Pollon, retirar armas das mãos dos cidadãos seria algo antidemocrático. "Confisco seria uma medida extremamente autoritária. Não se pode falar em democracia e confisco na mesma frase, isso é ditatorial", diz.

Ele também contesta a visão de que a população tem acesso a armamento mais pesado. "Ninguém usa fuzil na rua. Isso é para competições e manejo do javali, por exemplo", afirma..

O deputado eleito diz que a bancada mais afinada com a pauta armamentista, apoiada pelo Pro-Armas, terá 16 deputados federais. De forma mais ampla, afirma, serão 200 parlamentares que apoiam o tema.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas